ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Suspensão de vistos a brasileiros para os Estados Unidos não atingirá turistas

A partir do dia 21 janeiro, os vistos serão congelados só para quem pretende morar nos EUA

Por Ângela Kempfer | 14/01/2026 18:13
Suspensão de vistos a brasileiros para os Estados Unidos não atingirá turistas
IMagem de visto para brasileiros, que entra em nova fase de regras

O Departamento de Estado dos Estados Unidos informou que a suspensão de vistos no Brasil não afetará as liberações concedidas aos turistas, segundo afirma a Agência Reuters. A partir do dia 21 janeiro, os vistos serão congelados só para quem pretende morar nos EUA. Pessoas a passeio, estudantes em intercâmbio e trabalhadores que atuarão no país por tempo determinado, por exemplo, seguem com o processo aberto

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A suspensão de vistos para brasileiros que pretendem morar nos Estados Unidos entrará em vigor a partir de 21 de janeiro, conforme anunciou o Departamento de Estado americano. A medida não afetará turistas, estudantes em intercâmbio e trabalhadores temporários.A decisão, que abrange 75 países, visa reavaliar procedimentos de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que possam depender de assistência social. O anúncio ocorre em meio a debates sobre imigração nos EUA, após incidente envolvendo agente do ICE, e já resultou na revogação de mais de 100 mil vistos desde o retorno de Donald Trump à presidência.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis os imigrantes em potencial que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, disse Tommy Pigott, porta‑voz adjunto do Departamento de Estado.

“O processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos”, acrescentou Pigott.

Procurado, o Itamaraty não se manifestou até o momento. A Agência Brasil também procurou a Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda retorno.

A decisão ocorre em um momento de forte debate público nos EUA depois que um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) matou a estadunidense Renee Nicole Good, em Minneapolis, provocando protestos em várias cidades. Autoridades federais defendem a ação como legítima defesa, mas críticos e líderes locais pedem investigação e responsabilização do agente.

Desde que voltou à Presidência, Donald Trump adotou medidas mais duras de repressão à imigração, com foco na fiscalização e no envio de agentes federais às principais cidades, gerando confrontos tanto com imigrantes quanto com cidadãos dos EUA. Na segunda‑feira (12), o Departamento de Estado dos EUA informou ter revogado mais de 100.000 vistos desde que Trump assumiu o cargo no ano passado.