ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Taxação de energia solar será tema de audiência amanhã em Brasília

Deputado federal de MS requereu a audiência que terá representantes da Aneel

Rosana Siqueira | 25/11/2019 17:00
Taxação de energia solar será tema de audiência amanhã em Brasília
Possível cobrança pela geração de energia solar gera polêmica e preocupa empresários

A possibilidade de taxação da produção da energia solar por parte da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) - que coloca em risco investimentos de R$ 450 milhões em Mato Grosso do Sul, será debatida amanhã em uma audiência pública na Câmara Federal, em Brasília. O evento foi requerido pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) e será realizado pela Comissão de Defesa do Consumidor. O parlamentar convidou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nobrega para participarem das discussões.

O superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL, Carlos Alberto Calixto Mattar, o representante da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) Marco Aurélio Madureira e o diretor Regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) já confirmaram presença. O ministro de Minas e Energia e o diretor-geral da ANEEL ainda não confirmaram.

“Não descartamos a possibilidade de convocar aqueles que não compreendem que o papel do parlamento é propor o debate democrático, principalmente de um tema que está mobilizando a sociedade e unindo todos os espectros políticos, da esquerda à direita”, explicou o deputado.

A audiência pede explicações sobre a revisão da Resolução Normativa 482/12, que trata de regras para mini e micro produtores de energia. No dia 15 de agosto, a ANEEL abriu consulta pública sobre a Resolução Normativa. A Agência alega que o pequeno gerador de energia não paga as tarifas quando há a compensação de fornecimento de energia em momentos de oscilação. O produtor de energia, quando tem excedente, repassa a energia sobressalente para as empresas de distribuição e resgata quando há déficit na própria produção. Esse resgate pode ocorrer no período de três meses.

“Abrir uma consulta pública dessas inibe o investidor de energia fotovoltaica por significar óbvia insegurança jurídica. Possibilitar a taxação da energia solar aparentemente atende a lobbys e não as melhores e mais modernas práticas de geração de energia limpa e sustentável. Os parlamentares já estão mobilizados para, caso haja a iniciativa de taxar a produção de energia solar, vamos propor um projeto de decreto legislativo que suste esta proposta impondo uma derrota desnecessária para o governo”, prometeu Beto Pereira.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias