ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Uma das maiores do mundo, fábrica de celulose da Fibria está 54% concluída

Renata Volpe Haddad | 27/09/2016 19:29
Lançamento foi realizado em Três Lagoas nesta terça-feira (Foto: Renata Volpe Haddad)
Lançamento foi realizado em Três Lagoas nesta terça-feira (Foto: Renata Volpe Haddad)

A execução do projeto Novo Horizonte 2 chegou a 54% de conclusão nesta terça-feira (27). A Fibria, fábrica de celulose em Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, cumpriu a etapa de montagem da estrutura metálica da caldeira de recuperação e fez o içamento do 'balão da caldeira' considerado um dos equipamentos essenciais deste projeto de ampliação.

O balão ou tubulão de caldeira, como é chamado pelos engenheiros é responsável por concentrar todo o vapor gerado na caldeira de recuperação e encaminhar para a o processo de geração de energia elétrica da unidade.

Um dos equipamentos mais pesados do projeto, o balão da caldeira de recuperação tem cerca de 200 toneladas e o objeto foi içado pela manhã, já que os ventos estavam fracos e foi desmontado para poder ser levantado.

De acordo com o diretor de engenharia da Fibria, Júlio Cunha, toda a energia consumida na fábrica é gerada na própria Fibria, por meio de biomassa feitas pelas cascas do eucalipto. "A instalação do balão de caldeira é fundamental para a consolidação de um projeto como esse, competitivo, em que buscamos unir a economia de energia com o melhor aproveitamento de recursos "

Depois que a obra for concluída, a fábrica vai produzir um excedente de 130 mwt de energia com a biomassa, que é capaz de abastecer uma cidade como a de Guarulhos, segundo o gerente geral do projeto, Maurício Miranda. "Atualmente estamos com 3,5 mil funcionários trabalhando no projeto Novo Horizonte 2. Estamos com 54% da expansão pronta, mas ainda não chegamos ao pico da obra, que deve acontecer em novembro ou dezembro. Quando isso acontecer, serão 6.5 mil trabalhadores na fábrica, dobrando o número de vagas de emprego".

De acordo com o presidente da Fibria, Marcelo Castelli, hoje foi concluída uma etapa muito importante e o balão içado, é o coração de uma fábrica de celulose. "Essa etapa mostra que estamos seguindo o cronograma correto, sem atrasos na execução de projeto, isso graças ao trabalho conjunto dos nossos parceiros e funcionários ".

A Andritz empresa austríaca e parceira da Fibria e está responsável por fornecer todos os equipamentos de processo do projeto Horizonte 2. Conforme o o CEO da Andritz, Wolfgang Leitner, quando o projeto for concluído, será a maior fábrica com capacidade de produção de celulose do mundo. "Fará com que três lagoas seja um dos maiores pólos de produção de celulose mundial." O representante da Andritz veio ao Brasil especialmente para acompanhar o içamento do balão.

A estimativa de conclusão do projeto Novo Horizonte 2 é para o início do quarto trimestre de 2017. Com investimentos de U$ 2.3 bilhões, equivalentes a R$ 7.7 bilhões, a Fibria dobrará a capacidade de produção de celulose atingindo 3.25 milhões por ano, isso, apenas na unidade de Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias