ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Economia

União rejeita proposta dos estados sobre ICMS dos combustíveis

Resposta apresentada ao ministro Gilmar Mendes, com contraproposta para monitoramento da lei em vigor

Gabriela Couto | 12/07/2022 11:45
Frentistas abastecendo carro em posto de gasolina. (Foto: Marcos Maluf) 
Frentistas abastecendo carro em posto de gasolina. (Foto: Marcos Maluf)

O governo federal respondeu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que não vai aceitar a proposta feita pelos estados para um acordo sobre a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidente sobre os combustíveis.

Pelo contrário, o documento apresentado ao ministro Gilmar Mendes, afirmou que não há previsão para que uma conciliação ocorra entre as partes. Além disso, a AGU (Advocacia-Geral da União) fez a contraproposta de realizar um levantamento dos impactos efetivos das leis complementares que garantem a alíquota fixa de 17% sobre os combustíveis, ao longo dos próximos meses até o final do 1º trimestre de 2023.

A resposta do governo federal ainda acrescentou que se os dados apresentarem que houve excesso de arrecadação dos gestores estaduais nos últimos anos, não haverá mudanças e nem compensação de parte a parte.

Mas, de acordo com a AGU, se for detectada insuficiência relevante de arrecadação e possível fragilização das finanças públicas “será elaborado Relatório Informativo a ser juntado nestes autos e enviado ao Poder Legislativo para deliberação sobre o tema, afastando-se, de qualquer modo, a possibilidade de compensações adicionais pela União.".

Vale acrescentar que a União afirmou manter aberta para novas propostas que os estados vierem a sugerir para eventual conciliação. Os estados pedem que a base de cálculo do ICMS sobre o diesel seja calculada com base na média dos últimos 60 meses, além da não vinculação da alíquota geral do ICMS com o princípio da essencialidade dos combustíveis; aplicação a partir de 2024 de alíquotas sobre operações de fornecimento de combustíveis maiores que as alíquotas sobre operações em geral, dentre outras coisas.

Nos siga no Google Notícias