ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Venda de automóveis deve subir em maio, após meses de estagnação

Luciana Brazil | 03/05/2012 20:18
Vendas de carro devem crescer a partir de maio. (Foto:Minamar Júnior)
Vendas de carro devem crescer a partir de maio. (Foto:Minamar Júnior)

O mercado de automóveis em Mato Grosso do Sul, no mês de abril, segue estagnado em relação ao número de vendas de veículos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) regional. De acordo com a Federação, houve diminuição na produção de veículos, mas as vendas não sofreram queda e permaneceram apenas estagnadas desde o início do ano.

Dados revelam que a alta na comercialização se manteve praticamente imperceptível. O número de emplacamentos, que reflete a quantidade de veículos vendidos, aponta que 17 automóveis a mais foram comercializados em março de 2011, em comparação com o mesmo período deste ano.

O gerente de vendas da empresa Ford, em Campo Grande, Fernando Oliveira, acredita que a estagnação se deve a um conjunto de fatores. “Aqui no Estado o mercado se tornou mais competitivo, chegaram novas empresas, o que aumenta a concorrência”. Segundo ele, o aumento na taxa de juro nos meses de fevereiro e março foi o estopim para o quadro atual das vendas. Além disso, houve redução de empréstimos e cautela do consumidor.

Porém, a baixa na taxa de juros, anunciada pelos bancos no fim deste mês, deverá atrair os clientes novamente, conforme assegurou Fernando. As vendas no mês de maio deverão crescer cerca de 9%, conforme prevê Oliveira. No mercado, as vendas no Estado seguem entre 2 mil e 2,2 mil veículos por mês. Segundo Fernando, o índice de venda a partir do mês de maio pode alcançar cerca de 2,4 a 2,5 mil veículos, o que representaria um aumento considerável na comercialização.

“Depois que os bancos anunciaram baixa na taxa de juros, é certo que as vendas vão aumentar e deverá seguir assim até o fim do ano”, revelou.

Nacional: Informações apuradas pelo jornal Folha apontam que em todo país houve queda na venda de automóveis no período de abril de 2012, em comparação com o mesmo período no ano de 2009, quando o Brasil sofreu os efeitos da crise financeira dos Estados Unidos, no final de 2008.

Nos siga no Google Notícias