ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Vendas do comércio crescem 7,5% e MS está entre melhores resultados

Caroline Maldonado | 12/12/2014 10:39
Segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com expansão no volume de vendas de 9,8% sobre outubro de 2013, foi o que mais contribuiu positivamente na taxa global do varejo (Foto: Arquivo)
Segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com expansão no volume de vendas de 9,8% sobre outubro de 2013, foi o que mais contribuiu positivamente na taxa global do varejo (Foto: Arquivo)

Em outubro, a vendas do comércio varejista sul-mato-grossense tiveram alta de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a receita nominal de vendas apresentou variação positiva de 12,4%. Com o resultado, Mato Grosso do Sul fica entre os sete Estados que apresentaram melhor desempenho no mês.

Os dados, levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que o setor passa por um bom momento, com crescimento a cada mês. Em agosto, as vendas tiveram alta de 2,4% e em setembro de 4,7%, em relação aos mesmos meses do ano passado.

O Estado que apresentou o melhor resultado nas vendas do varejo em outubro é Roraima, com alta de 20,7%. Em seguida, estão Rondônia, que teve crescimento de 14,4%; Amapá, cujo volume de vendas cresceu 13,9% e Pará, com alta de 12,8%.

Com desempenho negativo no período estão o Distrito Federal, com queda de 1,5 nas vendas; Santa Catarina, com redução de 2,7% e São Paulo com retração de 0,8%, conforme o IBGE.

Já o comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve alta de 2,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, em Mato Grosso do Sul. Os dados são animadores, já que em agosto desse ano o setor registrou queda de 2%. Em setembro o segmento ganhou fôlego e o comércio varejista ampliado apresentou crescimento de 1,4%.

Brasil – Em todo o país, o comércio varejista registrou crescimento de 1,0% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal, ambas as taxas em relação ao mês anterior., segundo o IBGE. Quanto à média móvel, o volume de vendas gerou variação de 1,0%, enquanto na receita foi de 1,2%.

O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com expansão no volume de vendas de 9,8% sobre outubro de 2013, foi o que mais contribuiu positivamente na taxa global do varejo. Os principais fatores que explicam o desempenho positivo deste segmento, segundo o IBGE, foram o comportamento dos preços dos produtos farmacêuticos, que em 12 meses subiu 4,9% contra 6,6% do índice geral e a essencialidade dos produtos comercializados.

As vendas de produtos do segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba segmentos como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, apresentou variação de 5,1% no volume de vendas em outubro com relação a igual mês do ano anterior. Com isso, o segmento foi responsável pela segunda maior participação positiva na taxa global do varejo.

Representou a terceira maior contribuição positiva no resultado total do varejo, op segmento de Combustíveis e lubrificantes, com variação de 1,8% no volume de vendas em relação a outubro de 2013. De acordo com o IBGE, contribui para o resultado o crescimento abaixo da média dos preços de combustíveis, com 5,4% de variação contra 6,6% do índice geral, nos últimos 12 meses.

Nos siga no Google Notícias