ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Verba para safra cresce 30%; desafio é acesso

Redação | 23/06/2009 10:54

O governo federal anunciou ontem os recursos do plano agrícola e pecuário e para Mato Grosso do Sul a previsão é de aumento superior a 30% no volume de recursos disponibilizados, passando de R$ 1,2 bilhão a R$ 1,6 bilhão, segundo o Banco do Brasil. O desafio, porém, é fazer com que o produtor rural acesse este financiamento, afirma o presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior.

"Apenas aumentar o volume não resolve. O que precisamos é do fundo garantidor porque o nível de risco da operação de crédito aumentou. A gente acreditava que esse fundo fosse lançado com o plano safra", afirma Ademar. Ele diz, porém, que as expectativas quanto ao lançamento deste instrumento são otimistas porque "o governo está sensível para colocar o fundo em funcionamento".

Com frustrações consecutivas na safra por cinco anos, muitos produtores rurais não conseguiram cumprir compromissos assumidos para financiar as lavouras. O risco da operação aumentou e os produtores ficaram sem acesso a novos créditos.

O superintendente estadual do Banco do Brasil, Ricardo Lot, afirma que a instituição tem coletado informações e municiado a diretoria do banco, mostrando a situação dos produtores. Na safrinha de milho, por exemplo, as perdas, primeiro em função da estiagem e depois pelas geadas, foram desastrosas levando dezenas de municípios, especialmente ao Sul do Estado, decretarem emergência.

"Paralelamente temos mantido diálogo com a Famasul para que faça as articulações que cabem", afirma, explicando que a adoção de medidas cabe ao Conselho Monetário Nacional, Tesouro e Ministério de Planejamento. A previsão é que até o próximo mês seja anunciada alguma mudança para possibilitar que os produtores acessem crédito. Independente disso, o superintendente destaca a importância de os produtores procurarem os agentes financiadores para saber quais suas possibilidades para financiar a safra.

Mais rápido

Nos siga no Google Notícias