ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Android começa a receber modo anônimo do Google Maps

Nem todo mundo sabe, mas o Maps rastreia a localização do usuário e mantém um histórico que inclui todos os locais visitados

Adriano Fernandes | 01/11/2019 23:37
Ícone da nova funcionalidade do aplicativo. (Foto: Tecmundo)
Ícone da nova funcionalidade do aplicativo. (Foto: Tecmundo)

A Google começou a liberar no sistema operacional Android o modo de navegação anônima para o Maps. Apesar de nem todo mundo saber, o Google Maps rastreia a localização do usuário e mantém um histórico que inclui todos os locais visitados com o GPS em atividade.

A novidade segue os padrões vistos em aplicativo como o Chrome e permite que o usuário utilize as funções do app ser ter informações salvas no histórico de buscas ou localização da gigante da web. A empresa permite desde junho que esse registro seja apagado.

A chegada do modo anônimo para o Maps está acontecendo de forma gradativa mundialmente e nem todos os usuários do Android já estão conseguindo acessar a novidade. Para saber se você é um dos contemplados, basta abrir o aplicativo, clicar em sua foto de perfil e verificar se existe a opção de ativar a navegação especial, como mostrado na imagem acima.

Quem pretende utilizar a funcionalidade no iOS talvez tenha que esperar um pouco mais, já que a Google não deu uma janela de lançamento para a ferramenta no sistema operacional da Apple, conforme o Tecmundo.

Ainda conforme o site de tecnologia, apesar do foco maior em privacidade, o serviço ainda mantém alguns rastreadores ativos. A navegação anônima não salva informações na conta da Google, mas o Maps ainda permite que provedoras e aplicativos recebam dados de localização.

Nos siga no Google Notícias