ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Com recepção on-line de calouros, UFMS retoma às aulas nesta segunda

Por conta da covid-19, a instituição organizou programação especial on-line de retorno para esta semana

Por Alana Portela e Mariana Rodrigues | 15/03/2021 09:08
Corredor da UFMS sem os estudantes que lotavam a universidade. (Foto: Kísie Ainoã)
Corredor da UFMS sem os estudantes que lotavam a universidade. (Foto: Kísie Ainoã)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) retoma oficialmente hoje o ano letivo 2021. Mas a programação por enquanto será remota, inclusive, com recepção on-line dos calouros em Mato Grosso do Sul.

O evento será transmitido a partir das 19h, através do canal TV UFMS no Youtube, inclusive, com tour virtual para apresentar a universidade aos calouros.

Nesta manhã, os corredores da instituição estavam vazios, diferentes dos outros anos na mesma época, quando ficavam cheios de acadêmicos.

Também para a recepção dos veteranos, as atividade on-line seguem até quinta-feira (18). “Não vai ter nenhum evento na instituição, será apenas feito a transmissão pelo Youtube”, explica a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS, Rosi Mara Pinheiros, 52 anos.

Ela relata que outras unidades da instituição em Mato Grosso do Sul também estão retomando a programação nesta semana. “São 10 municípios voltando, com 114 cursos”, completa.

Rosi explica que apesar das aulas serem on-line, alguns cursos exigem atividades práticas. Mas cada coordenação tem autonomia para decidir como trabalhar com as atividades práticas, seguindo o plano de biossegurança da instituição.

“As aulas teóricas são on-line, mas os cursos que têm aulas práticas em laboratório receberam autonomia para agir da maneira deles. O corpo docente tem autonomia para decidir de acordo com a situação do município”, relata a diretora se referindo ao pico de contaminação de covid-19 nas cidades.

No campus estão apenas funcionários que trabalham na universidade. (Foto: Kísie Ainoã)
No campus estão apenas funcionários que trabalham na universidade. (Foto: Kísie Ainoã)

Programação – Entre hoje e amanhã os alunos receberão as orientações sobre o ensino remoto, sobre como usar os sistemas acadêmico e de ensino à distância. Além disso, também serão informados sobre a biblioteca e outros assuntos voltados a instituição.

Na quarta-feira (17), os acadêmicos assistirão uma aula com o tema “Perfil do profissional de sucesso: Como se destacar no mercado de trabalho”. Já na quinta-feira (18), os estudantes vão assistir ao “Show de Verão da UFMS”, com apresentação do cantor e compositor Gabriel Sater.

Outra instituição - A Uniderp ((Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) de Campo Grande também vai retomar as aulas de forma remota para os alunos participarem. Apenas os estudantes do curso de Medicina vão ter atividades presenciais na instituição, segundo informações da assessoria de comunicação do local.

 Já a faculdade Anhaguera decidiu manter as aulas de forma on-line "nos moldes que já estão sendo realizadas". Apesar disso, aulas práticas e estágios profissionais manterão atividades presenciais, "atendendo regras de biossegurança".

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) também optou por disponibilizar ensino a distância, e suas aulas já começaram em 18 de fevereiro. Apesar disso, conforme a instituição, os estudantes podem frequentar o espaço. A Unigran também deve retomar as aulas de forma remota.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário