ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Diante de cortes federais, 71ª reunião da SBPC começa com defesa da ciência

Defesa foi feita em entrevista na qual foram destacadas expectativas para o evento, que deve levar mais de 15 mil pessoas à UFMS

Humberto Marques e Gabriel Neris | 19/07/2019 14:51
Reitor da UFMS, Marcelo Turine, à direita, apresenta estrutura montada na UFMS (Foto: Kísie Ainoã)
Reitor da UFMS, Marcelo Turine, à direita, apresenta estrutura montada na UFMS (Foto: Kísie Ainoã)

Autoridades que participam da organização da 71ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência), que pela primeira vez é realizada em Mato Grosso do Sul, ressaltaram na tarde desta sexta-feira (19) o papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento. Em entrevista concedida no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, durante visitação às estruturas do evento que começa no domingo (21), que a aplicação de recursos no setor deve ser vista como um “investimento”.

Tanto o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, como o reitor da UFMS, Marcelo Turine, valeram-se de uma mesma frase para defender os trabalhos de pesquisadores nas instituições. “Investir em ciência e educação não é gasto público. É investimento”, frisaram, em suas falas, ocorridas semanas depois de um contingenciamento de R$ 2,1 bilhões minar os orçamentos de instituições federais de ensino técnico e superior e ameaçar seu funcionamento.

Ildeu destacou que a primeira reunião da SBPC ocorreu em Campinas (SP) em 1949, com 200 participantes. “Hoje estamos passando de 15 mil inscritos no evento que vai até 27 de julho”, destacou ele, reiterando que a participação não depende de inscrições, o que pode resultar em um número ainda maior de presentes.

“Em 2017, quando nos candidatamos para receber o evento, esperávamos trazer 12 mil pessoas”, destacou Turine, indicando que a sociedade, de maneira geral, percebe a importância do encontro que tem como público-alvo principal pesquisadores, cientistas e autoridades de toda a América Latina.

A reunião a ser aberta na Capital terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, que deve ocupar grande parte das discussões propostas na programação. Ildeu destacou a importância desse foco “em relação à riqueza e diversidade que Mato Grosso do Sul tem”.

Secretário-adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna lembrou que o governo estadual aportou R$ 400 mil para ajudar na realização da reunião da SBPC. “O ganho (com a ciência e tecnologia) está nas transformações, naquilo que pode ser copiado pela sociedade”, sustentou, lembrando que o setor produtivo já se vale das pesquisas apresentadas nas feiras e reuniões como a que acontece na Capital.

O presidente da SBPC afirmou que, além dos ganhos práticos com os trabalhos científicos, as reuniões da entidade deixam “legados” pelos locais que foram suas sedes. Um livro trazendo as conquistas levadas para Maceió (AL) com a realização do evento no ano passado será lançado nos próximos dias.

Evento – Realizada de 21 a 27 de julho no campus da Capital da UFMS, a 71ª Reunião Anual da SBPC terá cerca de 260 atividades gratuitas sendo realizadas, entre palestras, simpósios, debates, apresentação de pesquisas e minicursos –os quais dependem de inscrições antecipadas, a serem encerradas hoje, por contarem com vagas limitadas.

O evento terá sessões especiais abordando temas como os 20 anos da Plataforma Lattes, o Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, os 250 anos de Alexander von Humboldt (explorador da Prússia, atual Alemanha, considerado pai da biogeografia e responsável por bases de outras ciências, como a oceanografia e a geologia), os 50 anos da descoberta dos Quark e o centenário do Eclipse de Sobral (CE) –que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Após a entrevista, Ildeu, Turine e Senna realizaram visitação à estrutura que abrigará o evento.

Nos siga no Google Notícias