ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Duas equipes de MS concorrem em etapa nacional da Olimpíada de Robótica

Caso ganhem, equipes do IFMS e do Colégio Militar representaram o Brasil na etapa mundial da competição, a RoboCup Jr

Tainá Jara | 24/10/2019 17:29
Os “Threadbots” José Henrique Cândido, Cássio Fontoura e Roberto Ajala, alunos do 6º semestre do curso técnico integrado em informática do IFMS participam da competição (Foto: Divulgação/IFMS)
Os “Threadbots” José Henrique Cândido, Cássio Fontoura e Roberto Ajala, alunos do 6º semestre do curso técnico integrado em informática do IFMS participam da competição (Foto: Divulgação/IFMS)

Estudantes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), do Campus Coxim, e do Colégio Militar participam da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A edição 2020 do evento está sendo realizada no município de Rio Grande (RS) e vai até sábado, 26, quando ocorre a premiação.

Os “Threadbots” José Henrique Cândido, Cássio Fontoura e Roberto Ajala, alunos do 6º semestre do curso técnico integrado em informática do IFMS, são uns dos representantes do estado no nível 2 da competição (modalidade prática), destinado a estudantes de ensino médio. A equipe é orientada pelo professor Edilson Kubota.

Classificados na etapa estadual da olimpíada, realizada em agosto, na capital, os estudantes de Coxim competem com outras 49 equipes de todo o país, incluindo mais uma equipe de Mato Grosso do Sul, a “Hubble”, do Colégio Militar.

A equipe campeã representará o Brasil na etapa mundial da competição, a RoboCup Jr.

A olimpíada se baseia na simulação de um resgate de vítimas de uma tragédia feito por robôs autônomos. A pontuação é definida de acordo com os obstáculos superados e os trajetos realizados pelas máquinas. Após três rodadas classificatórias, as melhores equipes disputam a final da competição.

Após a classificação na etapa estadual da OBR 2020, a preparação da equipe do IFMS foi intensificada, inclusive com atividades no contraturno escolar.

“Estamos trabalhando desde o ano passado. Nossa expectativa é ficar entre as dez equipes que vão para a rodada final, fato que seria inédito para Mato Grosso do Sul”, reforça José Henrique.
Para o orientador, a participação em uma olimpíada nacional traz uma série de benefícios aos estudantes.

“Além da experiência nesse tipo de competição, a vinda para cá agrega conhecimentos culturais, pois eles estão visitando um lugar que não conheciam. Outro fator importante é o estímulo à capacidade de resolver problemas e encontrar soluções sob pressão, em diferentes ambientes”, destaca Kubota.

A equipe recebeu apoio financeiro do IFMS e da prefeitura de Coxim para o custeio das passagens, hospedagem e alimentação durante o evento.

Etapa Estadual – Pelo oitavo ano consecutivo o IFMS ficou em primeiro lugar na competição por equipes, o que garantiu a presença na etapa nacional. As outras vitórias foram obtidas pelos campi Ponta Porã (seis vezes) e Naviraí.

Neste ano, o IFMS conquistou ainda o terceiro lugar com a equipe Cetro NTC do Campus Ponta Porã, além dos prêmios Dedicação (Ponta Porã), Robustez (Dourados) e Design (Campo Grande).
Participaram da etapa estadual da competição 157 estudantes do IFMS, que competiram com outras escolas do estado.

OBR - Realizada anualmente, a competição busca estimular os estudantes às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A competição se destina a estudantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico de todo o país nas modalidades teórica e prática. Mais informações na página da OBR.

Nos siga no Google Notícias