Jogo de realidade virtual sobre dengue será levado às aldeias indígenas
Protótipo desenvolvido por alunos do Senac e da rede estadual ensina a combater o Aedes aegypti
O protótipo de jogo em realidade virtual criado por alunos do Senac e da rede estadual de ensino para conscientizar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, será levado a aldeias indígenas. Cada partida, com duração de 10 a 15 minutos, simula atividades dentro de uma casa, com sistema de pontuação que incentiva o aprendizado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Alunos do Senac e da rede estadual de ensino desenvolveram um jogo em realidade virtual para conscientizar sobre o combate ao Aedes aegypti. O projeto, que será implementado em 11 municípios e três comunidades indígenas, simula atividades domésticas de combate ao mosquito em partidas de 10 a 15 minutos. A iniciativa envolve 10 alunos e dois professores, combinando educação e tecnologia. O jogo permite que os usuários aprendam a identificar e eliminar possíveis focos do mosquito em ambientes virtuais inspirados em cenários brasileiros, utilizando óculos de realidade virtual para uma experiência imersiva. A conclusão do projeto está prevista para dezembro.
Representantes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) acompanharam a apresentação do projeto, que envolve duas turmas de desenvolvimento, totalizando 10 alunos e dois professores. O protótipo permite que os jogadores aprendam a recolher lixo e objetos que podem se tornar focos do mosquito, como pneus e garrafas, dentro de cenários inspirados em ambientes brasileiros. A equipe de arte criou os conceitos visuais, modelagem 3D e a estética do jogo, utilizando ferramentas como Blender e Photoshop.
O projeto ainda não está disponível ao público; a última entrega está prevista para dezembro. A proposta é expandir a iniciativa para 11 municípios e três comunidades indígenas, utilizando óculos de realidade virtual para uma experiência mais imersiva.
Segundo Gabriel Ferreira Medeiros, professor de design e modelagem e um dos idealizadores, a iniciativa também busca preparar os alunos para o mercado de trabalho. "Os estudantes que participam são da turma da SED (Secretaria Estadual de Educação) e recebem nosso acompanhamento ao longo dos três anos do ensino médio. Nesse período, eles se aperfeiçoam em áreas específicas. Pensamos em um projeto que integrasse todo o conhecimento adquirido no terceiro ano, tratando o desenvolvimento do jogo como um trabalho real, com bolsas, horários e responsabilidades de execução", explicou.
Ele ressaltou ainda a importância do uso de óculos de realidade virtual. "Escolhemos essa tecnologia para aplicar nas escolas de forma mais eficaz, permitindo que alunos que nunca tiveram contato com realidade virtual vivenciem o aprendizado de maneira imersiva e completa dentro do ambiente digital".
Para Lucélia Castro, gerente do Senac, o projeto combina educação, tecnologia e inovação. "Eles criaram, trabalharam em cima do desenvolvimento desse jogo para a erradicação da dengue. Para nós, enquanto educadores, é muito importante, porque eles estão conectados com uma causa externa, desenvolvendo soluções para Campo Grande e todo o Estado."
Os estudantes destacam o aprendizado que o projeto proporciona. Beatriz Centurião, de 18 anos, da área de Arte e Produção 3D, disse que a experiência é única e bem técnica. "Ajuda no desenvolvimento, principalmente em questão do mercado de trabalho. É algo inovador que vai ajudar a sociedade como um todo", afirmou.
"É muito bom, porque você sente que está fazendo diferença na sociedade. Em 10 ou 15 minutos dentro do jogo, você aprende ações que podem ser aplicadas na vida real", destacou Daniel Estevão, de 17 anos.
O agente de combate a endemias Frank Nagai ressaltou o impacto educativo do projeto. "Não é só o controle do vetor, mas a educação dos jovens sobre a biologia do mosquito e a importância de cuidar do quintal de casa. Através do jogo, conseguimos atrair atenção e conscientizar."
Jordana Duenha, diretora regional do Senac, reforçou a relevância da tecnologia e da inovação. "O Senac busca conectar alunos com oportunidades reais que o ambiente da inovação traz. Projetos como esse mostram que a tecnologia impacta todas as áreas e permitem expandir as possibilidades e transformar vidas de maneira significativa."

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.