ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Educação e Tecnologia

Eletroposto na UFMS vai abastecer veículos elétricos com energia solar e sem fio

A proposta conta com o financiamento da Global Participações em Energia S/A

Lucia Morel | 22/11/2021 18:30
Maquete digital do futuro eletroposto. (Foto: Reprodução projeto)
Maquete digital do futuro eletroposto. (Foto: Reprodução projeto)

Projeto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de energia solar pretende construir um eletroposto para abastecimento de carros e bicicletas na universidade. A proposta conta com o financiamento da Global Participações em Energia S/A e é coordenada pelo professor Ruben Barros Godoy, de Engenharia Elétrica.

Segundo informações da instituição, o posto usará a energia solar e ainda, sem fio para o abastecimento de veículos. “A operação de cada estágio de potência, bem como do sistema como um todo, será devidamente avaliada através de resultados experimentais para a transmissão sem fio de até 5 kW”, diz um dos integrantes do grupo de pesquisadores da UFMS envolvidos no projeto, Edson Antônio Batista.

Além disso, a universidade tem investido na energia fotováltica – solar – e deve finalizar a instalação de 5.776 placas solares até o ano que vem. O pró-reitor de administração e infraestrutura, Augusto Malheiros diz que investimento é de de aproximadamente R$ 8,38 milhões e vai gerar economia de 245mil KWh/mês na conta de energia elétrica da instituição.

“A energia é direcionada para a rede que abastece a Cidade Universitária. Com a pandemia houve um pequeno atraso na instalação, mas acreditamos que no início de 2022, todas as usinas já estejam em operação”, comenta o pró-reitor. “Além da redução com os gastos de energia, as placas contribuem com o consumo de energia limpa e sustentável”, acrescenta.

Nos siga no Google Notícias