ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Mato Grosso do Sul assume metas ousadas na Conferência Mundial do Clima

Jaime Verruck (*) | 01/11/2021 13:30

Estamos diante de um momento crucial para o planeta e para as futuras gerações, vivenciando eventos climáticos extremos, como a crise hídrica, ondas de calor, incêndios florestais e outras intempéries. Por isso, nenhuma ação do poder público e da sociedade, que tenha impacto sobre o desenvolvimento econômico e social, pode se eximir dos compromissos já assumidos no Acordo de Paris em 2015, a fim de conter o aquecimento global e evitar uma catástrofe climática com sérias consequências sobre as economias e as populações.

De 1º a 12 de novembro, autoridades mais de 200 países estarão em Glasgow, na Escócia, participando da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). O Brasil, outrora um dos principais protagonistas mundiais em questões ambientais, quer retomar esse lugar, mostrando e provando ao mundo que é uma potência agroambiental.

Para isso, precisará da devida atenção das autoridades mundiais e de condições apropriadas para se manifestar por meio do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério das Relações Exteriores e dos estados participantes do consórcio Brasil Verde, que vão apresentar resultados, reafirmar planos de corte e de adoção de tecnologia limpa para chegar à neutralidade nas emissões de carbono em 2050.

É com espírito de equipe e de colaboração para fazer coro às vozes nacionais, que Mato Grosso do Sul vai participar oficialmente da COP 26. Somos um dos estados que integram o Brasil Verde, iniciativa do grupo de Governadores pelo Clima e que está proporcionando foco mundial às iniciativas regionais brasileiras já existentes para a redução das emissões de carbono e de mitigação dos gases de efeito estufa.

Nesse sentido, o povo sul-mato-grossense tem muito do que se orgulhar, pois uma verdadeira revolução em termos de sustentabilidade já está em curso em nosso Estado e será mostrada na COP 26, tendo como interlocutora, a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que desde 2016 vem traçando políticas públicas para a promoção do Estado Carbono Neutro.

Graças a essas políticas, temos projetos e tecnologias sustentáveis implementados pelo poder público e desenvolvidos em parceria com as nossas instituições de ensino e de pesquisa, muitos deles já demonstrando resultado, como a agricultura de baixo carbono e os 2,5 milhões de hectares de terras no sistema ILPF – Integração Lavoura Pecuária e Floresta, que permitem produtos como a Carne Carbono Neutro. Temos o incentivo à Carne Sustentável do Pantanal, que juntamente com um regramento ambiental moderno, ajuda a proteger o nosso mais importante bioma.

Temos a recuperação de terras degradadas com o programa PROSOLO, que além de reter carbono, promove melhoria na fertilidade e na produtividade. Já temos empreendimentos industriais Net Zero e que adotam modelos de produção sustentável alinhados com as exigências cada vez mais rígidas do mercado internacional.

Além disso, somos praticamente autossuficientes em produção de energia limpa, tendo como fontes a biomassa e a luz solar. Neste último, temos uma PPP (parceria público privada) em andamento e o Ilumina Pantanal, que está levando energia solar a 5 mil famílias pantaneiras, que está entre os três cases mundiais finalistas do Solar & Storage Live Awards 2021 e também estará em evidência na COP 26.

Todas essas ações e iniciativas serão apresentadas em solenidade com os 360 membros do programa Race to Zero (Corrida para o Zero) e Under 2 Coalition, do qual Mato Grosso do Sul já é integrante e irá assumir, diante das autoridades, o compromisso ousado de se tornar um Estado Carbono Neutro até o ano de 2030, antecipando em 20 anos a meta estabelecida no Acordo de Paris.

Abram alas para Mato Grosso do Sul, futuro Estado Carbono Neutro, voz de destaque no coro brasileiro na COP 26 para ajudar o nosso país a retomar o lugar de protagonista mundial nas questões do meio ambiente e garantir a qualidade de vida das futuras gerações.

(*) Jaime Verruck é Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Nos siga no Google Notícias