ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Enade é “galinha dos ovos de ouro” para instituições de ensino de MS

Prova que mede qualidade da educação oferecida foi aplicada neste domingo na Capital

Por Natália Olliver e Idaicy Solano | 26/11/2023 13:07
Professores e coordenadores estiveram presentes para orientar alunos (Foto: Juliano Almeida)
Professores e coordenadores estiveram presentes para orientar alunos (Foto: Juliano Almeida)

Inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2023 realizaram a prova que mede a qualidade do ensino oferecido pelas universidades neste domingo (26). O que para alguns alunos é apenas uma obrigatoriedade para concluir o curso e ter acesso ao tão sonhado diploma, para as instituições de ensino o exame é “a galinha dos ovos de ouro”. Isso porque o resultado está diretamente ligado ao valor que será repassado pelo Ministério da Educação às universidades no ano seguinte e ao valor cobrado nas mensalidades nas particulares.

Ao Campo Grande News, Hugo Orofino Lima, pró-reitor de graduação, regulação e avaliação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) disse que a prova é uma resposta à sociedade, uma maneira de mostrar e prestar contas sobre a qualidade do ensino oferecido.

“O Enade é um indicativo da qualidade da instituição, da qualidade dos cursos. Vão impactar, por exemplo, até no orçamento que vai receber do MEC depois. Então pra gente talvez seja o momento mais importante de avaliação durante o ano, principalmente pra gente que é instituição pública e que tem a obrigação de mostrar que estamos prestando serviços e qualidade, apesar de todas essas dificuldades que a gente sabe que existem”

Jeferson Pistori, representante da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) acrescenta que o exame é o mais complexo já criado pelo Ministério da Educação para avaliar as instituições.

Jeferson Pistori, representante da UCDB durante prova do Enade (Foto: Juliano Almeida)
Jeferson Pistori, representante da UCDB durante prova do Enade (Foto: Juliano Almeida)

“Sabemos que nossos alunos estão preparados para a prova, mas  o importante desse resultado é que eles compõem a nota institucional da da Universidade. Então essa é a importância de aluno vir comparecer fazer avaliação da melhor forma possível”.

Segundo ele, o bom desempenho na prova além de conceituar o aluno, também eleva a notoriedade da instituição e, consequentemente, o número de alunos. “Para nós é bastante interessante. A gente faz no planejamento estratégico, se um curso não sai muito como o esperado vemos primeiro as condições do laboratório, nossos professores. Sim, a nota do Enade é importante pra nós, mas não é só ela".

Danielle Castelo Branco, da pró-reitoria de graduação presencial da Uniderp ressaltou que o objetivo principal do exame é medir se as próprias instituições estão de fato fazendo um bom trabalho educacional.  O assunto, para ela, vai além dos recursos financeiros destinados às instituições.

“O Enade é uma prova importante para nos, indicador que vai nos mostrar como está a qualidade do nosso ensino e vai mostrar para gente o quanto estamos conseguindo agregar conhecimento para os nossos alunos. Como estão entrando e qual profissional estamos entregando para o mercado de trabalho. É uma prova muito importante, tanto pra instituição quanto para o aluno”.

Enade - Este ano o exame vai avaliar cursos de bacharelado das áreas de agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação I, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia.

 Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética, gestão ambiental, radiologia, gestão hospitalar, segurança no trabalho e agronegócio.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias