ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Enem dos Concursos já tem 24 mil candidatos em Mato Grosso do Sul

Apesar do número expressivo de inscritos, a expectativa é de aumentar o número nos próximos dias

Por Jhefferson Gamarra | 06/02/2024 15:48
Estudante preenchendo cartão de respostas durante prova. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Estudante preenchendo cartão de respostas durante prova. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Até o momento, 24.361 candidatos já se inscreveram para o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), considerado o "Enem dos Concursos", em Mato Grosso do Sul. As inscrições, que começaram em 19 de janeiro, permanecem abertas até esta sexta-feira, 9 de fevereiro.

O modelo inovador de seleção, organizado pelo Governo Federal, atraiu a atenção de candidatos de diversas partes do Brasil. “Na primeira semana, foram um milhão de inscritos, e embora esta semana tenha sido um pouco mais lenta como o esperado, imaginamos que na próxima semana o ritmo acelerará novamente", informou a ministra Esther Dweck, responsável pela pasta.

Em todo o Brasil, são mais de 1,5 milhão de inscritos. Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para os cargos de nível médio, o valor é de R$ 60. A ministra destacou que, até o momento, metade dos inscritos já efetuaram o pagamento ou tiveram a isenção confirmada. Ela também alertou os candidatos que já se inscreveram, mas não efetuaram o pagamento, ressaltando que a inscrição final depende do pagamento das taxas.

As 6.640 vagas disponíveis nos oito editais do CPNU abrangem todos os 26 estados do país, Brasília e cidades do interior dos estados. Em Mato Grosso do Sul, há oportunidades para trabalhar na capital e em outros municípios do estado.

Os interessados em participar do certame devem acessar o site da Fundação Cesgranrio (clique aqui) e pagar a taxa correspondente ao cargo desejado. É necessário que o candidato esteja inscrito na plataforma Gov.br.

Cronograma atualizado do concurso:

  • Inscrições: até 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias