ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Escolas têm até o dia 20 para repassar informações ao Inep

Marta Ferreira | 11/03/2020 13:55
Inep é o responsável pelo levantamento do Censo Escolar. (Foto: Divulgação)
Inep é o responsável pelo levantamento do Censo Escolar. (Foto: Divulgação)

Informações como a aprovação ou reprovação e abandono escolar dos alunos da educação básica devem ser encaminhadas ao Censo Escolar de 2019 até 20 de março. O prazo vale para escolas públicas e privadas.

Segundo o Ministério da Educação divulgou, já houve a primeira etapa da coleta de dados, devem informar os dados sobre os alunos para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo levantamento.

Quais dados - Além das informações de rendimento dos estudantes, também ser informadas a movimentação dos alunos, se foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram, por exemplo.

Com essas informações, são calculadas, por exemplo, taxas de rendimento dos alunos e do Idebe (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

O gestor responsável por cada escola deve acessar o Sistema Educacenso com a mesma senha utilizada na primeira fase do levantamento. Os dados devem considerar o relatado na primeira etapa da coleta do Censo Escolar em relação ao final do ano letivo de 2019.

De acordo com o MEC, o Censo Escolar "é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área. O estudo é realizado em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa é indispensável para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas."

Nos siga no Google Notícias