ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Fies abre inscrições para o 2º semestre com mais de mil vagas em MS

Interessados têm até as 23h59 de 18 de julho para se inscrever por meio da página oficial do programa

Por Jhefferson Gamarra | 14/07/2025 12:10
Fies abre inscrições para o 2º semestre com mais de mil vagas em MS
Estudante acessa o portal do Fies, financiamento estudantil para acesso à graduação. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados têm até as 23h59 de 18 de julho para se inscrever por meio da página oficial do programa: acessounico.mec.gov.br.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2025 começam nesta segunda-feira (14) e seguem até 18 de julho. O programa, do Ministério da Educação, oferece 74.500 vagas em cursos de instituições privadas de ensino superior em todo o país, sendo 1.046 destinadas a Mato Grosso do Sul. Diferente do Prouni, o Fies concede empréstimos, que devem ser quitados após a conclusão do curso. A seleção dos candidatos será baseada nas notas do Enem, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Metade das vagas é reservada para o Fies Social, que beneficia estudantes de baixa renda com financiamento de até 100%. O resultado da chamada única será divulgado em 29 de julho, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Acesso Único do MEC.

O Fies é um programa do MEC (Ministério da Educação) que oferece financiamento das mensalidades em instituições de ensino superior privadas. Nesta edição, estão sendo ofertadas 74.500 vagas distribuídas em 18.419 cursos de 1.215 instituições de ensino em todo o país. Para Mato Grosso do Sul, são 1.046 vagas disponíveis.

Diferentemente do Prouni (Programa Universidade para Todos), o Fies não concede bolsas de estudos, e sim empréstimos. Ou seja, o estudante deverá quitar a dívida após a conclusão do curso, com parcelas proporcionais à renda. Em 2025, a soma das vagas ofertadas pelo programa nos dois semestres ultrapassa 112 mil em todo o Brasil.

A seleção dos candidatos será feita com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considerando edições a partir de 2010. Para participar, é necessário ter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação, além de renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for convocado nessa etapa estará automaticamente inscrito na lista de espera, com chamadas previstas entre 5 de agosto e 19 de setembro.

Metade das vagas do programa é reservada para o Fies Social, modalidade criada para beneficiar estudantes de baixa renda. Nessa categoria, é possível conseguir até 100% de financiamento. Podem participar os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

A ordem de prioridade para concessão do financiamento leva em conta o histórico do candidato com o ensino superior e o próprio Fies. Terão preferência aqueles que nunca cursaram uma graduação nem utilizaram o financiamento. Estudantes com dívidas pendentes no programa não poderão se inscrever.

As inscrições, o resultado e todas as etapas do processo seletivo devem ser acompanhados exclusivamente pela plataforma Acesso Único, do MEC.

Nos siga no Google Notícias