ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Grupo de 900 voluntários irá vistoriar retorno das aulas presenciais em MS

Comissão irá verificar o que falta na escolas da rede estadual; retomada foi baseada em estudo em 7 países

Silvia Frias e Mirian Machado | 04/10/2021 09:24
Secretária de Educação, Maria Cecília da Motta, visita escola Lúcia Martins Coelho (Foto: Marcos Maluf)
Secretária de Educação, Maria Cecília da Motta, visita escola Lúcia Martins Coelho (Foto: Marcos Maluf)

O retorno integral das aulas presenciais na rede estadual foi baseado nos procedimentos adotados em sete países, em estudo que levou cerca de um ano e meio. O sistema adotado, agora, será fiscalizado por comitê do Estado e municípios, formado por 900 voluntários.

“Lugar de estudante é na escola, o Prosseguir deu parecer favorável para este retorno, é o lugar mais seguro”, avaliou a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, que falou sobre o trabalho durante visita esta manhã, na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho.

A secretaria passou pelas salas de aula para ver os procedimentos de biossegurança adotados. “Este é momento de alegria, para as famílias que ainda tem receio, podem vir visitar as escolas”, disse a secretária.

Maria Cecília fala sobre retomada das aulas presenciais (Foto: Marcos Maluf)
Maria Cecília fala sobre retomada das aulas presenciais (Foto: Marcos Maluf)

Segundo Maria Cecília, nos países avaliados, instituições de ensino foram as primeiras na retomada das atividades após ampliação da vacinação. Entre os que foram estudados, ela cita França, Alemanha e Canadá.

Na retomada dos trabalhos, a secretária citou alguns procedimentos que vão ser adotados dentro das medidas de biossegurança, como a busca ativa por alunos não vacinados. “Vamos falar da importância da vacinação, não tem como obrigar”. Maria Cecília lembrou, porém, que a Constituição estabelece a obrigatoriedade do ensino de 4 aos 17 anos e que isso precisa ser levado em conta neste retorno.

Os procedimentos adotados vão ser vistoriados por grupos de trabalho definidos pelo Caepe-MS (Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul), voluntários, como integrantes dos ministérios públicos e defensorias públicas dos municípios. “O objetivo vai ser orientativo, para que o poder púlbico possa prover o que estiver faltando”, disse.

Secretaria conversa com alunos na retomada das aulas presenciais (Foto: Marcos Maluf)
Secretaria conversa com alunos na retomada das aulas presenciais (Foto: Marcos Maluf)

Reforço – Maria Cecília disse que a SED (Secretaria Estadual de Educação) estuda usar os meses de janeiro e julho de 2022 para preparar os alunos que tiveram dificuldades no período das aulas virtuais. O mapamento deste desempenhofoi feito em novembro e março e, este ano, em agosto, com avaliação individual e por disciplian. Essas aulas de reforço ainda não tiveram definição.

Nos siga no Google Notícias