ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Educação e Tecnologia

Inscrições para o Sisu do segundo semestre começam nesta terça-feira

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), serão 59 mil vagas oferecidas em 1.700 cursos de 76 instituições do Brasil

Clayton Neves | 03/06/2019 21:48
Acadêmicos em universidade (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Acadêmicos em universidade (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Começam nesta segunda-feira (3) e vão até o próximo dia 7 de junho as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2019. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), serão 59 mil vagas oferecidas em 1.700 cursos de 76 instituições do Brasil.

Para participar da seleção, o programa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Interessados devem se cadastrar no siite do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/) a partir desta terça-feira (4) até sexta-feira (7). O resultado será divulgado na segunda-feira (10).

Contingenciamento nas federais

De acordo com informações do site G1, o MEC informou nesta segunda-feira (3) que o bloqueio de R$ 1,704 bilhão no orçamento das universidades e institutos federais não mostrou, até agora, impacto na seleção de novos alunos.

"No que diz respeito à oferta de vagas, as universidades têm autonomia completa. Não temos notícia de que [a admissão de alunos] tenha sido prejudicada. A gente acha que pode ser ofertado até mais, considerando o período noturno, e estamos conversando com as instituições", afirma o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior.

Questionado sobre o impacto dos sucessivos contingenciamentos – que começaram ainda em 2014 – no orçamento das federais, Lima disse que é preciso "virar a página" e aguardar a retomada do crescimento a partir das reformas econômicas. Assim como o ministro Abraham Weintraub, o secretário era da equipe econômica da Casa Civil antes de assumir o cargo.

"O Poder Executivo pediu autorização de emitir dívidas para pagar contas correntes. É como você pagar o aluguel da casa com cartão de crédito. Todos os ministérios têm contingenciamento. A gente precisa virar um pouco a página para que o país se consolide. Tem que consolidar responsabilidade social e responsabilidade fiscal. São os melhores números do Sisu, não estamos vendo nenhuma questão atípica aqui", disse.

Requisitos
Para se candidatar, é necessário ter feito o Enem 2018 e tirado nota superior a zero na redação.

Calendário
Inscrições: 4 a 7 de junho

Resultados: 10 de junho

Matrículas: 12 a 17 de junho

Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho

Nos siga no Google Notícias