ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

MEC inicia convocação para lista de espera do Fies 2025/2026

Prazo para pré-selecionados confirmarem interesse vai até 28 de novembro

Por Ângela Kempfer | 13/11/2025 10:13
MEC inicia convocação para lista de espera do Fies 2025/2026
Estudantes entrando para prova do Enem no domingo, na disputa por vaga em universidade (Foto: Arquivo)

O Ministério da Educação (MEC) começou nesta quinta-feira (13) a convocar os candidatos da lista de espera das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2025. As convocações seguem até as 23h59 do dia 28 de novembro, horário de Brasília. O Fies é o programa federal que oferece financiamento estudantil a alunos de baixa renda matriculados em cursos de graduação de instituições privadas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério da Educação iniciou a convocação dos candidatos da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. O processo segue até 28 de novembro, às 23h59, e os candidatos devem acompanhar a pré-seleção pelo site Fies Seleção. Após a pré-seleção, os estudantes têm dois dias úteis para comprovar as informações na instituição escolhida e dez dias para formalizar o contrato em um agente financeiro. O programa reserva 50% das vagas ao Fies Social, destinado a inscritos no CadÚnico com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Os candidatos devem acompanhar a pré-seleção exclusivamente pelo site Fies Seleção, acessível com login na plataforma Gov.br. Após serem pré-selecionados, terão dois dias úteis para comprovar as informações declaradas junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição onde concorrem à vaga, a entrega dos documentos pode ser presencial ou digital, conforme regras da faculdade.

Com a documentação validada, o estudante deverá procurar um agente financeiro em até dez dias para confirmar as informações e formalizar o contrato. O não cumprimento dos prazos implica perda da vaga, que é automaticamente repassada ao próximo candidato na lista de espera.

Metade das vagas é reservada ao Fies Social, destinado a inscritos no CadÚnico com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025). Esses candidatos ficam dispensados da comprovação de renda, mas precisam comparecer à CPSA para validar as demais informações.