ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

MS deve ter alta em mortes por mais 20 dias

Segundo pesquisa de universidade, o número de óbitos só começará a cair a partir de 24 de abril

Lucia Morel | 05/04/2021 16:09
População no centro de Campo Grande, algumas sem máscaras. (Foto: Henrique Kawaminami)
População no centro de Campo Grande, algumas sem máscaras. (Foto: Henrique Kawaminami)

Estimativa com base em sistema criado pela Universidade de Washington indica que Mato Grosso do Sul terminará o mês de abril com total de 5,7 mil mortos por covid-19 se a mobilidade de pessoas continuar sem restrições. O Estado já tem 4.513 óbitos registrados até agora.

Outro agravantes é a vacinação lenta e as variantes do novo coronavírus em circulação. O melhor cenário ocorrerá se maior parte da população, 95%, usar corretamente as máscaras de proteção. Mesmo assim, a estimativa de óbitos cai para só para 5,6 mil.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os dados levam em conta que o pior cenário é sem a aplicação do isolamento e prevê ainda total de 6.673 óbitos até 30 de junho. Com uso de máscaras, esse número cai para 6.156.

A mesma projeção indica ainda que o número de óbitos só começará a cair a partir de 24 de abril, quando deverão começar a ocorrer 46 mortes diárias – atualmente está em torno de 52 – e a queda expressiva, somente a partir do final de junho, quando o total deverá ser de até dois casos diariamente. Isso, claro, no melhor cenário projetado

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No pior, queda de óbitos começa com 48 casos diários e cai expressivamente no final de junho, estabilizando em 11 casos diários.  Confira os dados aqui.

Campo Grande – não há dados para a Capital pela plataforma da instituição americana, mas números tabulados por pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com base nos casos, mortes e internações por covid-19 em Campo Grande até ontem mostram que o “feriadão” ainda não surtiu efeito.

A quantidade de pessoas que morreram vítimas da doença na Capital entre 21 de março e ontem – 14 dias – aumentou 63,29%, saindo de 14 para 22,86. Valor de casos confirmados por dia também cresceu, de 356 para 453 ontem.

A realidade nos hospitais também continua crítica, com aumento de 249 para 303 pacientes internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), aumento de 21,69%. A mesma realidade atingiu os leitos clínicos, que passaram a ser ocupados por 339 pessoas contra 274 duas semanas atrás – mais 23,72%.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Segundo os pesquisadores, o cenário atual é de muito risco, com projeções negativas de aumentos sucessivos de casos confirmados e superior ao total ocorrido em março. A estimativa é que abril termine com 11.291 ocorrências de covid-19, totalizando 96.650 casos entre março do ano passado até o fim deste mês.

“Os resultados mostram a importância da população aderir as medidas restritivas impostas pelo governo estadual e pelo prefeito para se manter o isolamento social sempre que possível. Neste momento, este procedimento é extremamente necessário para que as quantidades registradas em uma semana estejam sempre abaixo da curva estimada. Pois somente desta maneira obteremos e/ou manteremos o desejado \achatamento da curva”.

Nos siga no Google Notícias