ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Na rede estadual, irmãos terão revezamento em dia igual no modelo híbrido

Na volta às aulas no sistema híbrido, irmãos e/ou vizinhos devem ter calendário igual para facilitar rotina familiar e da escola

Silvia Frias | 01/02/2021 17:14
Aulas na rede estadual voltam no dia 1º de março para cerca de 210 mil alunos (Foto/Divulgação)
Aulas na rede estadual voltam no dia 1º de março para cerca de 210 mil alunos (Foto/Divulgação)

Somente no fim de fevereiro, o governo de MS “bate o martelo” sobre o sistema de ensino a ser adotado na volta às aulas, prevista para dia 1º de março. Hoje, a avaliação é que o retorno será no ensino híbrido, com aulas presenciais e on-line para os cerca de 210 mil alunos.

O que já se sabe é que a SED (Secretaria Estadual de Ensino) e escolas estaduais terão de fazer planejamento que facilite a rotina dos alunos e das famílias. Como exemplo, irmãos que estudem na instituição, mas em salas diferentes devem fazer o calendário de aulas on-line na mesma semana.

“É preciso verificar as especificidades de cada local”, disse o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher. Cita como exemplo famílias em que os primos ou vizinhos costumam ir às aulas em grupo, uma rotina doméstica que será respeitada pela escola, para manter a organização adotada pelas famílias.

Outra justificativa é que esses alunos costumam sair de casa juntos e vão de ônibus para a escola, o que também deve ser ajustado para que sempre utilizam a mesma linha, planejamento que passa pelas prefeituras, responsáveis pelo transporte escolar.

Porem, lembra, esta organização e casamento de cronograma depende muito do apoio das famílias. “Vai depender do empenho das famílias também, se não respeitarem quando tiver aula on-line ou presencial, qualquer planejamento cai por terra”, disse.

O superintendente diz que hoje a tendência é de retorno híbrido das aulas, a exemplo da rede particular de ensino, uma forma de oferecer as mesmas condições aos alunos da rede pública.

Daher adiantou que as famílias terão de assinar um acordo com as escolas caso optem pelo ensino on-line 100%, por receio de infecção pela covid-19. Com isso, qualquer mudança no plano, como adoção do sistema híbrido, deverá ser previamente discutido com a escola, para que se possa pensar na volta desse aluno. “Nessa conta entra também a merenda, por exemplo”.

A SED estuda adotar uma “parada estratégica” de uma semana, a cada dois meses, para avaliar como está o desenvolvimento das atividades e se o sistema adotado – seja qual for – está surtindo efeito.

Hoje, no retorno da live, a secretária estadual Maria Cecília Motta disse que a rede está preparada, “da maneira que for” para o retorno dos alunos, no dia 1º de março, seja totalmente on-line ou presencial.

Segundo ela, todos os equipamentos de biossegurança foram comprados e medidas de distanciamento planejadas para possível retorno. Uma das medidas, diz, é que as salas foram medidas para calcular quantos alunos podem ser acomodados por turma e quantos obrigatoriamente terão de ficar no revezamento on-line na semana.

Na live, muitos professores questionaram sobre a jornada dupla ou acúmulo de trabalho para poder atender as turmas presenciais e on-line. Em entrevista ao Campo Grande News, Helio Daher disse que isso também foi pensado, explicando que o mesmo planejamento de aula será usado para os dois grupos. O que será ainda repassado aos professores é como isso será executado. Essas orientações serão feitas durante a jornada pedagógica, a ser realizada durante todo o mês de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias