ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Nervosos, mas contando com apoio da família, jovens estreiam no Enem

Antes dos portões abrirem, a ansiedade ainda tomava conta de alguns

Por Cassia Modena e Fernanda Palheta | 03/11/2024 11:03
Candidatas conversam antes dos portões abrirem para acalmar nervosismo (Foto: Fernanda Palheta)
Candidatas conversam antes dos portões abrirem para acalmar nervosismo (Foto: Fernanda Palheta)

Amanda Sanchez Camargo Suetugo é estudante, tem 18 anos e sonha em cursar Agronomia. Antes de entrar em seu local de prova e fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela primeira vez, neste domingo (3), ela contou como está sendo a experiência de estreante.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O texto descreve as experiências de diferentes candidatos do Enem em Campo Grande, mostrando a ansiedade e nervosismo dos estreantes, como Amanda e Isabela, que confessam insônia, tremedeiras e vontade de chorar. Já Elen, com conversas com a família, conseguiu minimizar sua ansiedade e vê o Enem como uma das possibilidades de ingressar na faculdade. Lucas, por outro lado, está tranquilo com a primeira prova, mas ansioso para a segunda, que aborda as Ciências Exatas, uma área em que se considera fraco.

"Estou bem ansiosa, nervosa, tive insônia e acordei várias vezes nesta madrugada com medo de perder a hora. Deu até tremedeira", falou.

A jovem ainda sentia os sintomas da ansiedade faltando poucos minutos para a abertura dos portões da Uniderp da Rua Ceará, de Campo Grande.

Além de nervosismo, chuva também foi desafio para candidatos (Foto: Fernanda Palheta)
Além de nervosismo, chuva também foi desafio para candidatos (Foto: Fernanda Palheta)

Já os pais de Amanda estão bem mais tranquilos e tentam transmitir isso à filha. "Me apoiam bastante, falam que vou passar e lembram que não é o Enem o único caminho possível", finaliza.

Outra estreante é Isabela Beatriz Barbosa Donxera, 19, que mira em Artes Visuais.

"Ansiedade à flor da pele. Tive vontade de chorar esta semana. Meus pais estão me apoiando bastante, mesmo assim, sinto uma pressão", relatou.

O que está deixando a candidata mais preocupada é o tema da redação. Ela só saberá qual é assim que as provas forem entregues e puder começar a fazer, às 12h30.

Tranquilos - Já Elen de Araújo Silva, 18, diz não estar ansiosa. Ela conta que o nervosismo começou a diminuir meses antes do dia da prova, enquanto ela tinha várias conversas com a família.

"Até a metade do ano, pensava que se não passasse no Enem, eu não seria ninguém na vida", disse.

Os papos com a mãe e o pai reforçaram na cabeça da jovem que não é "tudo ou nada". Outras formas de ingressos em uma universidade são possíveis. "Posso também trabalhar e pagar a mensalidade de uma particular", ela citou.

Elen gosta de Engenharia de Produção e Agronomia. Mas sua primeira opção é Medicina.

Lucas Gabriel confessa sofrer por antecipação pela prova da semana que vem (Foto: Fernanda Palheta)
Lucas Gabriel confessa sofrer por antecipação pela prova da semana que vem (Foto: Fernanda Palheta)

Lucas Gabriel Silva Santos, 17, é outro que está tranquilo na estreia. Ele quer conseguir nota para cursar Educação Física.

Embora mais relaxado hoje, ele confessa sofrer por antecipação pelo que virá no segundo domingo de prova (10), quando forem cobrados conhecimentos em Ciências Exatas. "Estou preocupado porque sou ruim nessas matérias", fala.

Os portões dos locais de prova fecham às 12h deste domingo, no horário local. Em Mato Grosso do Sul, mais de 50 mil pessoas se inscreveram no Enem.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias