ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Olimpíada Mirim de Matemática está com inscrições abertas

Organização prevê a participação de 7 milhões de estudantes na terceira edição do desafio

Por Gustavo Bonotto | 03/05/2024 22:24
Jovem estudante resolve equações durante aplicação da Obmep. (Foto: Alexandre Campbell/Agência Brasil)
Jovem estudante resolve equações durante aplicação da Obmep. (Foto: Alexandre Campbell/Agência Brasil)

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (3), as inscrições para a 3ª edição da Obmep Mirim (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Podem participar da competição estudantes do 2ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Instituições de ensino ou secretarias de educação têm até o dia 21 de junho para fazer as inscrições.

O desafio tem duas fases aplicadas pelas escolas. A primeira, em 27 de agosto, os estudantes farão uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha. Os classificados participarão da segunda fase, no dia 12 de novembro, quando terão de responder novamente a 15 questões objetivas.

Os conteúdos das provas estão relacionados ao grau de escolaridade dos estudantes. São duas divisões: nível Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e nível Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).

As duas últimas edições reuniram 7 milhões de estudantes, e a expectativa é que a deste ano atraia mais competidores. “Estamos trabalhando para isso. O objetivo é universalizar a Olimpíada de Matemática no ambiente escolar brasileiro e levar seus benefícios a todas as crianças e jovens”, disse o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.

Inscrições - As instituições interessadas em participar da competição devem acessar o site da olimpíada e usar o código fornecido pelo MEC (Ministério da Educação) para cadastrar uma senha.

As escolas públicas têm garantida a gratuidade da inscrição. As escolas privadas precisam pagar uma taxa, que tem valores a partir de R$ 150. O responsável pela candidatura deve informar o número total de estudantes participantes por nível. Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias