Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025 termina nesta sexta-feira
Prazo já foi prorrogado na última semana; isenção não garante a inscrição no exame
Estudantes que querem fazer o Enem 2025 sem pagar a taxa de R$ 85 devem solicitar a isenção até sexta-feira, 2 de maio, pela Página do Participante, no portal oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O processo é feito exclusivamente pela internet, com login do Gov.br, e o prazo não será prorrogado porque já havia sido estendido anteriormente até o dia 2 de abril.
O mesmo prazo vale para quem precisa justificar a ausência no Enem 2024 para poder participar gratuitamente da edição de 2025.
Pode pedir a isenção quem estiver cursando a última série do ensino médio em escola pública ou quem tiver feito todo o ensino médio em escola pública — ou como bolsista integral em escola particular — com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também têm direito pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desde que inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
A isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Todos os candidatos, mesmo os isentos, deverão se inscrever no Enem 2025 no prazo que ainda será divulgado pelo Inep.
O resultado dos pedidos de isenção será publicado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá apresentar recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado final será divulgado em 22 de maio.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.