ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Processo de recuperação de conta é saída contra invasão hacker, diz Instagram

Ontem, a reportagem mostrou o caso de Lidiane, que teve conta alterada e usada para aplicar golpes

Por Lucia Morel | 13/01/2022 17:29
Conta original e hackeada de Lidiane. (Foto: Reprodução)
Conta original e hackeada de Lidiane. (Foto: Reprodução)

Em resposta ao Campo Grande News, o Instagram informou que a recuperação de conta é o principal caminho para que a jovem Lidiane Ricci, de 27 anos, possa reparar o dano sofrido ao ter sua conta hackeada em 29 de dezembro de 2021, como mostrou ontem a reportagem.

A assessoria de imprensa da plataforma, no entanto, não explicou a razão da página invadida não ter sido suspensa, mesmo após reclamações e denúncias da vítima e amigos.

Em nota, o Instagram afirmou que “trabalha na implementação de recursos capazes de barrar o acesso de hackers a contas de terceiros, em campanhas educativas de identificação e prevenção a esse tipo de ataque”, além de adotar “ferramentas e processos para a recuperação de contas da plataforma”, reforçando que “esse é um trabalho de aperfeiçoamento contínuo”.

Passo a passo – a assessoria foi informada de que Lidiane não conseguiu recuperar sua conta, mas encaminhou o passo a passo para que isso seja feito em casos semelhantes. O primeiro é verificar o e-mail cadastrado para abertura da conta e reparar se foi recebida mensagem de security@mail.instagram.com, informando que o endereço de e-mail foi alterado.

Caso haja a mensagem na caixa de entrada ou spam, a pessoa poderá desfazer a ação invasora clicando em “reverter essa alteração”. Segundo o Instagram, entre as ações de segurança da conta, está a manutenção do e-mail e telefone atualizados para esse tipo de contato em casos de problema.

A plataforma ainda orienta que se outras informações também tenham sido alteradas, como a senha, por exemplo, e não for possível reverter a situação, será necessário que a vítima solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram, o que pode ser feito na tela de login, ao tocar em “Obter ajuda para entrar”.

“Se você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em "Precisa de mais ajuda?"). Para recuperar a conta, será necessário um endereço de e-mail seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas”, cita a nota.

Dicas de segurança – a rede social informou ainda que entre as medidas para que a conta esteja segura, é necessário ativar a autenticação de dois fatores, no qual a pessoa receberá um código de acesso novo, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta.

“Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores. Para ativar no Facebook, acesse este link”. Assim, “você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por meio de um dispositivo ou navegador da web não reconhecido”.

Por fim, a plataforma orienta ainda que os usuários desconfiem de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado; verifiquem e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo; verificar se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo; jamais informar senha a terceiros; e ter uma senha segura, com ao menos seis caracteres e combinação complexa.

Para mais detalhes, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias