ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Projeto de MS ganha Prêmio Darcy Ribeiro de 2023 por promover educação de idosos

A UMA oferece formação em diferentes áreas do conhecimento para idosos, buscando promover o bom envelhecimento

Ângela Kempfer | 11/08/2023 16:53
Professora Neila Osório, ao centro, com alunos do projeto criado há mais de 20 anos (Foto: Divulgação)
Professora Neila Osório, ao centro, com alunos do projeto criado há mais de 20 anos (Foto: Divulgação)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados anunciou os ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro de 2023, que reconhece contribuições para a educação no Brasil. Entre os selecionados está a Universidade da Maturidade (UMA), um projeto inovador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

UMA, uma tecnologia de inovação social, promove a formação de educadores político-sociais para o Envelhecimento Humano. Além da UMA, outros vencedores incluem o Governo do Estado do Alagoas e a Escola Especial Favo de Mel, do Rio de Janeiro.

A cerimônia de entrega do prêmio, que reconhece indivíduos e entidades que defendem e promovem a educação no Brasil, está marcada para 24 de outubro. O projeto foi concebido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande, atua desde 2022 em parceria para replicar o conceito desenvolvido pela UFT, sob a coordenação da Professora Dra. Neila Osório.

A UMA oferece formação em diferentes áreas do conhecimento para idosos, buscando promover o bom envelhecimento. A indicação da UMA para o prêmio foi feita pelo deputado federal Ricardo Ayres, que a vê como uma alternativa valiosa para adultos que a sociedade brasileira muitas vezes exclui em uma fase da vida em que possuem experiência acumulada e sabedoria.

A idealizadora do Projeto UMA, professora Neila Osório, comemora a premiação como resultado de mais de 20 anos de trabalho em prol do envelhecimento saudável, dignidade, cidadania e envelhecimento humano.

Uma avaliação inicial do projeto na UEMS mostrou que os acadêmicos estão satisfeitos com as atividades propostas e já desenvolvidas. A coordenadora adjunta da UMA/UEMS, Katia Juliane, destaca a importância do prêmio para a área de Educação e ressalta o papel crucial desempenhado pelo projeto na formação saudável da população idosa.

Darcy Ribeiro, figura notável na antropologia, sociologia, política e educação brasileira, foi homenageado pelo prêmio que leva seu nome. Sua carreira abrangeu estudos culturais indígenas, cargos ministeriais e defesa da educação pública e de qualidade, tornando-o uma referência em políticas públicas educacionais no Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias