ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Reforço em escolas municipais vai até 2024 com foco em português e matemática

Pais terão representante na comissão de intervenção pedagógica que será instituída por diretores

Caroline Maldonado | 15/07/2022 09:49
Estudante entra na Escola Municipal Arlindo Lima. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Estudante entra na Escola Municipal Arlindo Lima. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) publicou hoje (15) uma resolução que cria o programa “Caminhos para Equiparação das Aprendizagens”, uma forma de recuperar os prejuízos das aulas remotas em 2020 e 2021, em função da pandemia. Em maio, a secretaria começou o reforço escolar em 12 escolas e estudava criar o 5º tempo, mas a resolução do novo programa não detalha os horários das aulas adicionais.

Na volta das férias, no dia 26 de julho, alunos do 3º ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, incluindo todas as fases da EJA (Educação de Jovens e Adultos), farão parte do novo programa com todas as disciplinas e enfoque especial em língua portuguesa e matemática.

O programa vai até 2024 com aulas presenciais para fazer com que os estudantes aprendam o essencial para continuar a trajetória escolar.

Os pais terão representante na comissão de intervenção pedagógica, que será instituída pelos diretores de cada escola.

Também farão parte da comissão um professor representante dos anos iniciais, a partir do 3º ano do ensino fundamental; um de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental; um de matemática dos anos finais do ensino fundamental; um do ensino médio, se houver; um representando a EJA, se houver; além do diretor ou o diretor adjunto, quando houver; e um da equipe técnico-pedagógica da escola.

A didática e a metodologia de cada escola ficará por conta de cada diretor e membros da comissão, que deverão eleger um coordenador para o projeto. A Suped (Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais), deverá proporcionar formação continuada, nas modalidades presencial e/ou a distância, para subsidiar, teórica e metodologicamente, os profissionais de educação da rede, além de elaborar e disponibilizar o material.

Clique aqui para ver a resolução que cria o programa na página 44 da edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

A reportagem aguarda resposta da Semed sobre a criação do 5º tempo nas escolas, que estava sendo estudada pela secretaria, e se há previsão de contratar mais professores para o programa.

Nos siga no Google Notícias