ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Enquetes

Maioria dos leitores acha que ensino remoto prejudicou aprendizagem dos filhos

Quase nove a cada 10 leitores concordam com esta afirmação; aulas públicas voltaram ontem, no Estado e Capital

Guilherme Correia | 04/03/2022 08:33
Estudante da rede estadual higieniza as mãos antes de entrar na escola. (Foto: Henrique Kawaminami)
Estudante da rede estadual higieniza as mãos antes de entrar na escola. (Foto: Henrique Kawaminami)

As aulas voltaram nesta quinta-feira (3), em Mato Grosso do Sul, e o resultado de enquete do Campo Grande News foi quase unânime - cerca de 88% dos leitores acham que o período de ensino remoto prejudicou o aprendizado dos filhos.

A leitora Luciana Velasques diz que "com certeza, prejudicou", ainda que reconheça que tenha sido essencial ter mantido as restrições, em outros meses da pandemia da covid-19. "Olhando pelo outro lado, ao menos, não morreram de covid, e o resto a gente corre atrás. Isso é o mínimo de problema na frente daqueles que perderam vida ou alguém da família."

Foram centenas de comentários nas redes sociais do jornal, sobre o retorno do ano letivo. As aulas das redes públicas de ensino, vinculadas ao município de Campo Grande e ao Estado, retornaram ontem e, conforme a SED (Secretaria Estadual de Educação) e a Semed (Secretaria Municipal de Ensino), o ensino será totalmente presencial.

Anteriormente, alunos transitaram em diferentes modalidades educacionais, por conta das restrições provocadas pela pandemia da covid-19. No entanto, especialistas avaliam que a adoção emergencial do ensino remoto trouxe alguns prejuízos ao processo de aprendizagem dos estudantes.

A leitora Arleth Marines da Costa, no entanto, diz que o  filho não teve prejuízo, mas por conta de reforço escolar que ela pagou. "Está no quarto ano, sabe ler e escrever, é muito bom em matemática! Como eu trabalho a semana toda, paguei retorno escolar por um ano e meio [...] mas é lógico que nem todos estiveram esse privilégio, muitos tiveram perda."

O leitor Marcio Pereira Domingues Leitão diz que "com toda certeza" houve dificuldades no processo de aprendizagem. "Somos pais, não professores. Tem pais que não terminaram o quinto ano", comenta.

O mesmo é dito pela Ester Medina: "Não acho! Tenho certeza! Por mais evoluído que seja a criança, os adolescentes e adultos, nada se compara com a presença do professor e colegas no aprendizado!".

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Nos siga no Google Notícias