UEMS abre vagas para refugiados e migrantes; veja como participar
As inscrições começam na segunda-feira e terminam no dia 14 de setembro
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai abrir processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação para refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas, que são pessoas que não têm nacionalidade. São 504 vagas para 12 municípios.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) anunciou a abertura de um processo seletivo especial, com 504 vagas em 12 municípios, destinado a refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas. As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 25 de agosto a 14 de setembro, exclusivamente pelo site www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind, para ingresso no primeiro semestre de 2026. Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio no Brasil ou equivalente no exterior, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. Diversos cursos são oferecidos, desde Engenharia Florestal e Dança até Direito e Ciências Econômicas. A divulgação das inscrições homologadas ocorrerá em 17 de setembro, com período de recurso nos dias 18 e 19 do mesmo mês. O resultado final será publicado em 22 de setembro e a convocação para matrícula em 6 de outubro. Mais informações no Diário Oficial do Estado.
Conforme publicado no Diário Oficial, desta sexta-feira (22), as vagas a serem preenchidas são para ingresso no 1º semestre de 2026. As inscrições começam na segunda-feira (25) e terminam no dia 14 de setembro, pelo www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind. Não haverá cobrança de taxa de inscrição do candidato.
- Leia Também
- UEMS abre 160 vagas em cursos de pós-graduação à distância
- Governo federal destina R$ 828 mil a Corumbá para atendimento a refugiados
O candidato pode se inscrever somente em um curso e deve informar seus dados pessoais, renda per capita, curso ao qual tem interesse e as notas das áreas de Linguagens e Matemática constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio.
É necessário ter concluído o Ensino Médio no Brasil ou equivalente realizado no exterior, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.
Os cursos são Engenharia Florestal, Dança, Letras, Teatro, Turismo, Agronomia, Matemática, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Física, Física, Pedagogia, Química Industrial, Química, Sistemas de Informação, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Geografia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia de Alimentos, Química Tecnológica e Agroquímica, Ciências Sociais, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
Para Campo Grande, são 42 vagas; Aquidauana, 22; Cassilândia, 37; Dourados, 206; Ivinhema, 28; Jardim, 29; Maracaju, nove; Mundo Novo, 14; Naviraí, 26; Nova Andradina, 30; Paranaíba, 32; e Ponta Porã, 29.
A divulgação da lista de inscrições homologadas será no dia 17 de setembro. O período de recurso à divulgação da lista será entre 18 e 19 de setembro.
A divulgação do resultado final será no dia 22 de setembro e o edital de convocação para matrícula no dia 6 de outubro.
Todas as informações podem ser conferidas entre as páginas 188 a 196 do Diário Oficial do Estado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.