A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

22/01/2020 17:58

UFMS é citada em relatório da ONU por debater proteção da natureza

Grupo de pesquisa em Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi criado em 2018

Tainá Jara
UFMS é a maior instituição de ensino do Estado (Foto: Divulgação)UFMS é a maior instituição de ensino do Estado (Foto: Divulgação)

Trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Global, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), levou a instituição a ser citada em relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgado no final do ano passado, como uma das universidades que debate a temática dos direitos e da proteção da natureza.

Coordenadora desse grupo de pesquisa e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e do Projeto Cooperação Internacional e Meio Ambiente (FUNDECT/MS), a professora Lívia Gaigher B. Campello afirma que a menção é extremamente importante, pois traz um grande reconhecimento para a universidade, bem como para suas pesquisas.

“Deste modo, há relevância do fomento às discussões de dimensão internacional no âmbito acadêmico para que possamos avançar em todos os níveis, tanto localmente, quanto nacionalmente e globalmente”.

O projeto de pesquisa em questão, “Direitos dos animais na era do desenvolvimento sustentável global”, foi iniciado em 2018 com a proposta de analisar e debater a proteção dos animais não humanos no ordenamento jurídico brasileiro, e tem como base dois princípios chave do direito ambiental: a dimensão ecológica da dignidade humana e a solidariedade interespécies.

“Isso torna possível tratar da dignidade do animal não humano como uma questão jurídica relevante no contexto de busca pela realização do paradigma global do desenvolvimento sustentável”, expõe.

Importantes resultados possibilitaram a apresentação de pôsteres no evento do Conpedi em Porto Alegre, no Integra – UFMS e no Congresso Internacional de Direitos Humanos (CIDH – UFMS/UCDB), bem como a apresentação de um resumo expandido no Congresso da Federação Nacional dos Pós-Graduandos em Direito que foi realizado em São Paulo no final de 2019.

O projeto tem a participação direta da bolsista de iniciação científica Patrícia Estolano, da Faculdade de Direito, assim como a colaboração dos demais membros do grupo de pesquisa.

 

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions