ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Enquetes

Com risco de faltar energia, maioria quer volta do horário de verão

54% dos leitores votaram a favor da medida que foi cancelada em 2019 sob justificativa de haver pouco impacto

Guilherme Correia | 18/06/2021 07:45
Brasil não tem horário de verão desde 2019 (Foto: Arquivo)
Brasil não tem horário de verão desde 2019 (Foto: Arquivo)

Conforme resultado de enquete, 54% dos leitores querem que o horário de verão retorne como forma de evitar o risco de crise hídrica e consequente falta de energia no Brasil.

A leitora Michaelli Soares faz parte da maioria que acredita que o horário deveria voltar. "Tomara que volte mesmo", escreve.

O horário de verão era decretado anualmente pelo governo federal em alguns estados como forma de economizar energia, aproveitando mais a luz do sol, mas foi suspenso em 2019 sob justificativo de que a medida surtia pouco efeito.

Ainda que não tenha objetivo de reduzir a conta de energia, mas sim o consumo nacional do recurso, a leitora Roselene Silveira comenta que quando havia horário de verão, nunca sentiu "diferença na conta de luz".

Crise hídrica - Com a chegada do período de estiagem na maior parte do País, incluindo Mato Grosso do Sul, os reservatórios de água que concentram algumas das principais hidrelétricas sofrem esvaziamento, o que pode tornar a produção energética mais difícil e cara.

Conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos.

Por isso, o Ministério de Minas e Energia pretende até definir programa de deslocamento do consumo de energia nos horários de pico em julho, com objetivo de incluir até consumidores residenciais, além da indústria.

A ideia é oferecer algum incentivo na conta de luz, como descontos na tarifa ou créditos futuros, visando enfrentar a pior seca da história sobre os reservatórios de hidrelétricas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias