ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Com risco de crise hídrica e falta de energia, o horário de verão deve voltar?

Guilherme Correia | 17/06/2021 08:27
Na seca de setembro de 2020, barragem do Lageado tinha mais terra à vista onde antes só se via água (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Na seca de setembro de 2020, barragem do Lageado tinha mais terra à vista onde antes só se via água (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Enquete desta quinta-feira pergunta aos leitores se, com risco de crise hídrica e falta de energia, é hora de reativar o horário de verão, que foi deixado de ser utilizado durante a gestão Bolsonaro. Para responder, é só votar com "sim" ou "não" ao final desta matéria ou na capa do jornal.

Com a chegada do período de estiagem na maior parte do País, incluindo Mato Grosso do Sul, os reservatórios de água que concentram algumas das principais hidrelétricas sofrem esvaziamento, o que pode tornar a produção energética mais difícil e cara.

Conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos.

Por isso, o Ministério de Minas e Energia pretende até definir programa de deslocamento do consumo de energia nos horários de pico em julho, com objetivo de incluir até consumidores residenciais, além da indústria.

A ideia é oferecer algum incentivo na conta de luz, como descontos na tarifa ou créditos futuros, visando enfrentar a pior seca da história sobre os reservatórios de hidrelétricas.

Enquete

Com risco de crise hídrica e falta de energia, é hora de reativar horário de verão?

Sim

54%

Não

46%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias