Como está a sua saúde mental? Participe da enquete
Segundo dados do Ministério da Saúde, MS é o quarto estado do País com maior taxa de suicídios

A enquete desta segunda-feira quer saber: como está a sua saúde mental? Vote nas opções “Boa/Ótima”, “Razoável” ou “Ruim/Péssima” no final da matéria ou na capa do jornal, e deixe seu relato nas redes sociais.
Dados são do boletim epidemiológico “Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil” do Ministério da Saúde, publicado em setembro do ano passado, e mostram que Mato Grosso do Sul é o quarto estado do País com maior taxa suicídio, com 10,3 casos a cada 100 mil habitantes.
“Estimativas globais indicam que um em cada sete adolescentes de 10 a 19 anos apresentam algum transtorno mental, sendo a depressão e os transtornos de ansiedade as condições mais frequentes”, cita o documento do Ministério da Saúde.
De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), 2021 foi o ano em que ocorreram mais suicídios desde 2012, com 234 casos. Em 2022 foram 204 casos notificados. Ainda há a estimativa de que a cada um registro, cinco deixam de ser listados oficialmente.
Recentemente, o município de Bonito, distante 257 quilômetros da Capital, registrou uma onda de suicídios entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Nos dados da Sejusp, foram registradas quatro ocorrências, com idades de 18, 20, 24 e 36 anos.
Busque ajuda - Em Campo Grande, o GAV (Grupo Amor Vida) presta apoio emocional gratuito a pessoas em crise por meio de atendimento telefônico pelo número 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados.
Vítimas de depressão e demais transtornos psicológicos podem também buscar ajuda em escolas-clínicas de Psicologia, no Núcleo de Saúde Mental, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.