Consumo de frango e ovo segue normal para 93% dos leitores
Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, no dia 16, a presença do vírus aviário em uma granja no RS
Apesar da confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil, a maioria dos leitores do Campo Grande News não mudou os hábitos alimentares. Na enquete desta quarta-feira (21), 93% afirmaram que continuam consumindo frango e ovos normalmente, enquanto apenas 7% disseram ter deixado de consumir os produtos com receio da doença.
Entre os participantes, a leitora Rosiney Fontoura respondeu “nenhum” ao ser questionada sobre possíveis restrições. Já Bella Barboza afirmou que está evitando “somente ovos”.
A apreensão teve início após o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmar, no último dia 16, a presença do vírus da IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Como consequência, a China suspendeu a compra de carne de frango brasileira por 60 dias.
Em Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, afirmou que acompanha a situação e está em contato com autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul.
Apesar do alerta, o Ministério da Agricultura reforça que não há risco à saúde humana no consumo de carne de aves ou ovos. A gripe aviária só representa ameaça em casos de contato direto e prolongado com aves contaminadas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.