ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 32º

Enquetes

Leitores acham que ainda não vale trocar carro a combustão por elétrico

Enquete aponta que a maioria vê pouca vantagem em migrar do modelo tradicional para o movido a eletricidade

Por Raíssa Rojas | 28/11/2025 09:47
Leitores acham que ainda não vale trocar carro a combustão por elétrico
Veículo 100% elétrico vendido por uma startup paranaense de mobilidade (Foto: Kísie Ainoã)

Para a maioria dos leitores, não compensa trocar o carro a combustão por um elétrico nos próximos cinco anos, o que corresponde a 65% dos que responderam à enquete de ontem (27) do Campo Grande News, enquanto apenas 35% votaram que compensa realizar esta troca.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em pesquisa realizada pelo Campo Grande News, 65% dos leitores consideram que não vale a pena trocar um carro a combustão por um elétrico nos próximos cinco anos. O alto custo de aquisição é o principal fator, apesar das vantagens como menor custo por quilômetro rodado e redução na emissão de carbono. Mato Grosso do Sul registra presença de veículos elétricos em todos os municípios, com 2.703 unidades em Campo Grande. Em janeiro de 2024, o Brasil registrou recorde de emplacamentos, com mais de 12 mil veículos eletrificados, representando aumento de 167% em relação ao mesmo período de 2023.

Mesmo com o menor custo por quilômetro rodado, diminuição da emissão de carbono e eficiência energética, o custo elevado ainda é um ponto que pesa no momento da escolha do veículo.

Em janeiro de 2024, foram emplacados mais de 12 mil veículos leves eletrificados, um aumento de 167% em relação ao mesmo período de 2023, conforme os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). A instituição definiu como o melhor janeiro e o segundo melhor mês da história para a ABVE.

A Capital tem 2.703 veículos elétricos ou híbridos, segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Todos os municípios de Mato Grosso do Sul têm ao menos um carro elétrico ou híbrido. Só no ano passado foram adquiridos 1.087 carros dessa categoria em todo MS.

Algumas desvantagens apontadas por esse tipo de veículo são a autonomia inferior à dos modelos a combustão, poucos pontos de recarga, além do tempo que pode levar horas. Além disso, o custo para substituição de bateria ao fim de sua vida útil é considerado alto.

Leitores acham que ainda não vale trocar carro a combustão por elétrico

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.