ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Maioria acha que governo federal não está interessado em defender meio ambiente

Apenas 24% dos leitores que responderam enquete acreditam que essa seja uma das pautas da gestão Bolsonaro

Guilherme Correia | 05/07/2021 07:41
Serra do Amolar, um dos principais cartões-postais de MS, em época de seca, durante 2020 (Foto: Arquivo)
Serra do Amolar, um dos principais cartões-postais de MS, em época de seca, durante 2020 (Foto: Arquivo)

Maioria dos leitores (76%) que responderam enquete acham que o governo federal não está interessado em defender o meio ambiente. Apenas 24% votaram que acreditam nessa hipótese.

Além de estar no alvo de críticas de organizações mundiais, a gestão ambiental passou a ser investigada neste ano, na figura do ex-ministro Ricardo Salles, que pediu demissão em junho depois de ser alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal).

Esse processo teve origem em operação da Polícia Federal, que mira suposto favorecimento a empresários do setor de madeiras por meio da modificação de regras com o objetivo de regularizar cargas apreendidas no exterior.

A oposição política ataca o governo Bolsonaro dizendo que estão entregando o patrimônio florestal na mão de grileiros e garimpeiros ilegais, além de desaparelhar o Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis), tirando poder de fiscalização do órgão.

O governo se defende e adotou tom mais ameno a partir da vitória de Joe Biden, na presidência dos EUA, que mandou recado sobre a política ambiental brasileira, tida como preocupante para áreas de proteção, como na Amazônia e Pantanal.

Em abril, enviou carta a Biden, dizendo que o Brasil “reitera o compromisso do Brasil com os esforços internacionais de proteção ao meio ambiente, combate à mudança do clima e promoção do desenvolvimento sustentável”.

Pantanal - O ano de 2020 foi crítico para o Pantanal, por conta do recorde histórico nos incêndios em vegetações, boa parte em áreas ambientais protegidas por lei.

Conforme relatório elaborado pelo Ministério Público, a ação humana foi responsável por esses incidentes, contrariando conceitos como o do "boi bombeiro", defendida então pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias