ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Maioria conhece alguém que tem arma de fogo em casa

Apenas 32% dos leitores dizem desconhecer alguém que possua algum tipo de armamento

Guilherme Correia | 27/07/2021 07:53
Com o dedo no gatilho, homem exibe revólver (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Com o dedo no gatilho, homem exibe revólver (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Maioria dos leitores (68%) responderam que conhecem alguma pessoa que tenha arma de fogo dentro de casa. O resultado da enquete, publicado nesta terça-feira (27), indica que o cenário verificado em âmbito nacional é presente também em Mato Grosso do Sul.

Segundo dados da Polícia Federal, foram registradas 179,7 mil novas armas de fogo em 2020, um aumento de 91% se comparado ao ano anterior, que já tinha registrado crescimento. A quantidade de registros feitos no ano passado é a maior em todo o período analisado, que vem desde 2009.

Nos comentários, os internautas lembram que determinados servidores das forças de segurança pública estão aptos a terem arma de fogo dentro de suas casas. Muitos falam em amigos, familiares ou até vizinhos que possuem o equipamento, registrado oficialmente ou não.

A leitora Suely Barreto diz que não conhece, mas tem como "meta" ter uma. "Eu desconheço, mas estou me capacitando pra ter uma e trabalhando também".

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No Estado, em 2017, eram 12 mil armas de fogo com registro ativo, ou seja, estavam em posse de cidadãos comuns ou profissionais de segurança. Esse número cresceu para 16,2 mil em 2019 e chegou a 20,4 mil no ano passado.

Ou seja, é como se houvesse, aproximadamente, uma arma de fogo para cada 137 sul-mato-grossenses. Os demais 32% dos leitores, inclusive, dizem que sequer conhecem alguém.

O leitor Samir Ossais questiona: "para que armas? Eu sou paz e amor, já tem gente demais se matando" enquanto a Sandra Coelho Alvares ironiza que "estão comprando nem comida, que dirá armas".

Nos siga no Google Notícias