Na sua opinião, o que falta para mais gente se vacinar contra a gripe?
Vacina continua disponível de segunda a sexta-feira em todos os postos de saúde
Capital está com desempenho acima da média nacional, porém a cobertura vacinal entre os grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais) ainda está abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Na enquete de hoje (19) o Campo Grande News quer saber, na sua opinião, o que falta para mais gente se vacinar contra a gripe?
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande busca ampliar vacinação contra gripe. Apesar de superar a média nacional, a cobertura entre grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos) permanece abaixo da meta de 90% do Ministério da Saúde. O Campo Grande News questiona a população sobre os motivos da baixa adesão. Entre as hipóteses levantadas estão a necessidade de maior divulgação, ampliação de locais e horários de vacinação e o combate à desinformação gerada durante a pandemia da Covid-19, que impactou a confiança na vacinação. Mais de 410 mil doses já foram aplicadas em MS desde março. A vacina está disponível nos postos de saúde, de segunda a sexta.
O caso para ampliar a vacinação seria maior divulgação? Desde o início da campanha, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza foram aplicadas em MS, o que coloca o estado com alta cobertura vacinal do país, conforme publicado pelo Ministério da Saúde.
Seria uma situação que precisa de aplicações em outros locais e horários acessíveis? Os plantões de vacinação acontecem esporadicamente em Shoppings, escolas, e outras unidades de saúde, como este fim de semana. A vacina continua disponível de segunda a sexta-feira em todos os postos de saúde, entre as 7h30 e1 6h30.
Para aumentar o nível de vacinas seria necessário confiança na vacina? Após a covid-19, o mundo enfrentou uma onda de desinformação na área da saúde, principalmente de desconfiança na vacina. A maioria dos brasileiros e brasileiras confia na ciência, embora, em tempos de pandemia, a confiança tenha diminuído, segundo a pesquisa da Fiocruz.
Várias atitudes são fundamentais para conter a propagação dos vírus respiratórios, como lavar as mãos com frequência, usar máscara quando perceber sintomas gripais, evitar aglomerações e ficar atento aos sinais de febre e dificuldade respiratória.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.