ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

O desempenho escolar do seu filho melhorou após a proibição de celular?

Vote na enquete abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News

Por Gabriel Neris | 14/08/2025 07:24
O desempenho escolar do seu filho melhorou após a proibição de celular?
Aluna escrevendo no caderno durante aula (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O desempenho escolar do seu filho melhorou após a proibição de celular? Pesquisa feita pela Secretaria de Estado de Educação em 342 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul aponta que, após a implantação da Lei Federal nº 15.100/2025, que proibiu o uso de celulares nas salas de aula em todo o Brasil, os estudantes estão mais concentrados, disciplinados e com notas mais altas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul revela impactos positivos da Lei Federal nº 15.100/2025, que proibiu o uso de celulares em salas de aula. Das 342 escolas estaduais avaliadas, 68,1% registraram melhora no comportamento social e na disciplina dos alunos.O estudo indica que a rede estadual alcançou a melhor média histórica no primeiro semestre, superando 7,0. Em 277 escolas, os aparelhos permanecem desligados nas mochilas, e 211 unidades relataram aumento na concentração e engajamento dos estudantes. O secretário Hélio Daher destaca que a medida também fortaleceu a socialização entre os alunos.

Segundo o levantamento, 233 escolas (68,1%) registraram melhora no comportamento social, com avanços na convivência, interação e disciplina. Outras 102 relataram melhora leve, 14 não perceberam diferença e apenas quatro disseram que o impacto foi negativo.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, afirma que a rede estadual fechou o primeiro semestre com a melhor média da história, superando 7,0. “Creditamos parte desse desempenho também à restrição ao uso de celulares”, destacou.

O estudo mostrou que, em 277 escolas, os aparelhos ficam desligados nas mochilas; em 20, são recolhidos e devolvidos ao fim das aulas; em oito, guardados em armários individuais; e em 29, não há controle definido.

Em relação ao ensino-aprendizagem, 211 unidades relataram aumento na concentração e no engajamento, 124 viram melhora leve e 10 não notaram mudanças significativas. Essas 10 escolas serão alvo de nova análise para identificar os motivos.

A reação dos alunos à medida variou: em 196 escolas, houve resistência inicial, seguida de adaptação; em 97, a aceitação foi imediata; e em 49, a resistência permaneceu em algum nível.

Daher ressalta que, além de influenciar as notas, a restrição também fortaleceu a socialização. “Com menos celular, o ambiente é mais harmônico, com mais amizade e interação, o que reduz conflitos.”

O próximo passo, segundo a SED, é ampliar o levantamento, ouvindo professores e alunos, incluindo os grêmios escolares.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

O desempenho escolar do seu filho melhorou após a proibição de celular?

Sim, melhorou

61%

Não mudou nada

37%

Piorou

2%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.