Seu título de eleitor está regular? Falta menos de um ano para as eleições
Cartórios eleitorais em MS vão funcionar das 8h às 18h de 20 a 24 de outubro para regularização
O primeiro turno das eleições de 2026 será no dia 4 de outubro, e o segundo turno está marcado para 25 de outubro. Faltando menos de um ano para a ida às urnas, a situação eleitoral de milhares de sul-mato-grossenses preocupa a Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso do Sul, mais de 88 mil títulos eleitorais estão cancelados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul alerta que mais de 88 mil títulos eleitorais estão cancelados no estado, a menos de um ano das eleições de 2026. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo para 25 de outubro, quando serão escolhidos presidente, governador, deputados e senadores. Os eleitores têm até 6 de maio de 2026 para regularizar a situação, que pode ser feita presencialmente ou online. A regularização é fundamental, pois títulos cancelados impedem não só o voto, mas também o acesso a benefícios sociais, emissão de documentos e matrículas escolares.
Sem regularização, esses eleitores não poderão votar no próximo ano, além de ficarem impedidos de acessar uma série de serviços públicos. Entre as restrições estão a suspensão de benefícios sociais, bloqueio para emissão de documentos como passaporte e carteira de identidade, impedimento para assumir cargos públicos e até dificuldades para renovar matrícula em instituições de ensino.
Os eleitores têm até o dia 6 de maio de 2026 para tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral ou regularizar a situação eleitoral. Após esse prazo, o cadastro será fechado e não será mais possível fazer alterações para votar nas eleições de 2026.
No próximo pleito, os eleitores de Mato Grosso do Sul vão escolher representantes para os seguintes cargos:
- Presidente e Vice-Presidente da República
- Governador e Vice-Governador do Estado
- Deputados Federais (8 vagas para MS)
- Deputados Estaduais (24 vagas na Assembleia Legislativa)
- Dois Senadores e seus respectivos suplentes
A regularização pode ser feita de forma presencial, em cartórios eleitorais, polos de atendimento e no CIJUS (Centro Integrado de Justiça), ou on-line, por meio do Autoatendimento Eleitoral no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título.
Quem ainda não tem dados biométricos cadastrados precisa comparecer ao cartório em até 30 dias após iniciar o processo on-line. Já quem tem biometria registrada pode concluir toda a regularização pela internet.
Plantão para regularização
Entre 20 e 24 de outubro, os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral em MS vão funcionar em regime de plantão, das 8h às 18h, para atender quem precisa regularizar o título, cadastrar biometria, atualizar dados ou transferir o local de votação.
Em Campo Grande, o atendimento é feito no Fórum Eleitoral, localizado na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, no Jardim veraneio.
Outros endereços e contatos das unidades da Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul podem ser consultados através do link: do TRE-MS.
Faltando menos de um ano para as eleições de 2026, o Campo Grande News quer saber: Sua situação eleitoral está regularizada? Você pode estar entre os que já estão com o título em dia, ainda não verificaram a situação ou precisam regularizar o documento para poder votar no próximo pleito. Responda abaixo e compartilhe para que mais pessoas fiquem atentas aos prazos e evitem problemas na hora de exercer o direito ao voto.