Maioria dos leitores diz que os adultos da casa estão com as vacinas em dia
Levantamento do Campo Grande News aponta que 34% ainda têm doses em atraso
A maioria dos leitores do Campo Grande News que participaram da enquete desta sexta-feira (18) afirmou que os adultos de sua casa estão com o esquema vacinal em dia. Já 34% disseram que nem todas as vacinas estão atualizadas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Pesquisa realizada pelo Campo Grande News revela que a maioria dos leitores mantém o esquema vacinal em dia, enquanto 34% admitem estar com vacinas desatualizadas. Para combater a baixa adesão, o Ministério da Saúde investiu mais de R$ 150 milhões em mobilizações de vacinação desde 2023. Neste sábado (19), Campo Grande promove o "Dia D" da Campanha de Multivacinação em dois locais: na Paróquia Santo Expedito e na USF Tiradentes. Especialistas alertam que a baixa cobertura vacinal pode resultar no retorno de doenças já controladas, como sarampo e coqueluche.
Para conter a baixa adesão à imunização, o Ministério da Saúde tem reforçado grandes mobilizações de vacinação. Desde 2023, foram destinados mais de R$ 150 milhões a estados e municípios para ampliar a cobertura vacinal.
- Leia Também
- Maioria reprova uso de multas de trânsito para financiar CNH Social
- Maioria dos leitores vê ofício de professor como um desafio diário
Conforme a endocrinopediatra Gabriella Lemos Borges Zanin, a queda na cobertura vacinal representa risco de retorno de doenças que já estavam controladas. A médica cita como exemplo o reaparecimento do sarampo e da coqueluche nos últimos anos.
“Quanto menor o número de pessoas vacinadas, maior a oportunidade para vírus e bactérias circularem e criarem resistência. Isso aumenta o risco de contaminação, principalmente entre crianças, idosos e pessoas imunodeficientes”, alerta.
Neste sábado (19), Campo Grande realiza o “Dia D” da Campanha de Multivacinação. A ação acontece na Paróquia Santo Expedito, na Rua Deocleciano Dias Bagagem, 908, no Jardim Itamaracá, das 8h às 12h, e na USF (Unidade de Saúde da Família) Tiradentes, na Rua José Nogueira Vieira, 337, bairro Tiradentes, das 7h30 às 16h45.
A orientação é que todos levem documento com foto e a caderneta de vacinação. A campanha nacional tem como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas e atualizar as cadernetas de crianças, adolescentes e adultos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.