ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Você acha que comércios devem ressarcir por danos ou furtos em estacionamentos?

Quando o comércio coloca um estacionamento está garantindo "clientela", e, por lei, isso faz com que a responsabilidade seja dele

Guilherme Correia | 23/02/2021 08:00
Na prática, placas como essa não têm validade nenhuma; projeto de lei quer multar proprietários que colocarem esse aviso no estabelecimento (Foto: Reprodução)
Na prática, placas como essa não têm validade nenhuma; projeto de lei quer multar proprietários que colocarem esse aviso no estabelecimento (Foto: Reprodução)

Por lei, é de responsabilidade dos estabelecimentos a "reparação de dano ou furto de veículo" que acontece dentro do estacionamento. Junto a isso, projeto de lei que corre na Câmara dos Vereadores da Capital quer fazer com que o proprietário que coloque os dizeres "não nos responsabilizamos" em sua loja seja multado.

Inclusive, lei semelhante já foi aprovada em outras capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro, por exemplo. Sabendo disso, o Campo Grande News quer saber: você acha que comércios devem ressarcir por danos ou furtos em estacionamentos? Para responder, é votar na enquete no final desta matéria.

Legislação - A súmula nº 130, editada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) define que: "a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento".

Além disso, judicialmente, entende-se que o estabelecimento comercial - que pode ser um banco, loja, mercado, shopping, farmácia, entre outros - são "depositários", de acordo com o artigo 627 da Lei 10.406/2002.

O cliente-consumidor, definido como "depositante", deposita seu carro no estacionamento do depositário (estabelecimento), fazendo um "Contrato de Depósito", podendo pagar (depósito oneroso) ou não (depósito gratuito). Mesmo assim, independentemente do pagamento, a responsabilidade do estabelecimento é a mesma.

O depositário deve guardar o bem, zelar por ele e assegurar sua integridade, restituindo-o quando requisitado pelo depositante, na mesma forma que lhe foi entregue".

Conforme a lei, isso é justificado porque o estabelecimento comercial se beneficia do fato do cliente estar estacionado no próprio local, garantindo maior clientela e freguesia.

Enquete

Você acha que comércios devem ressarcir por danos ou furtos em estacionamentos?

Sim

81%

Não

19%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias