ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 35º

Enquetes

Você acredita que investir em educação e oportunidades reduz a violência?

Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News.

Por Fernanda Palheta | 25/10/2025 11:29
Você acredita que investir em educação e oportunidades reduz a violência?
Estudantes da Rede Estadual de Educação em uma sala de aula (Foto: Reprodução)

A enquete do Campo Grande News deste sábado (25) quer saber se você acredita que o investimento em educação e a criação de mais oportunidades de trabalho podem reduzir a violência nas cidades. Participe, ao final da matéria ou na capa do portal, e deixe também seu comentário nas nossas redes sociais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisa busca compreender relação entre educação, trabalho e redução da violência em Campo Grande. Estudos da Unicef indicam que garantir acesso à educação é estratégia eficaz na prevenção da violência, destacando que jovens vítimas de homicídio frequentemente estão fora da escola. Em Mato Grosso do Sul, o Programa Transformação promove inserção no mercado de trabalho para mulheres vítimas de violência. Dados revelam que 70% das vítimas têm entre 20 e 41 anos, sendo 20% financeiramente dependentes dos agressores.

Estudos feitos pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apontam que garantir o direito à educação é uma estratégia eficaz para a proteção da vida e para a prevenção da violência. Segundo o levantamento, na maior parte das vezes, o jovem vítima de homicídio está fora da escola ou em vias de abandoná-la.

Já o trabalho também aparece como ferramenta para romper ciclos, como o da violência contra a mulher. Em Mato Grosso do Sul, o Programa Transformação cria oportunidades de inserção no mercado de trabalho e tira as mulheres da dependência financeira. O programa é resultado de uma parceria entre o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande.

De acordo com a secretária executiva da Mulher de Campo Grande, Maria Angélica Fontanari, em março deste ano, o Observatório da Secretaria Executiva da Mulher detectou que 70% das mulheres vítimas de violência em Campo Grande estão na faixa etária de 20 a 41 anos. Deste total, 20% são completamente dependentes financeiramente do seu companheiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.