ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Enquetes

Você se lembra em quem votou para os cargos do Legislativo em 2018?

Responda a enquete de hoje (3) ao final desta matéria ou na capa do jornal e deixe sua opinião nos comentários

Mariely Barros | 03/08/2022 08:11
Fachada da Assembleia Legislativa no Parque dos Poderes. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Fachada da Assembleia Legislativa no Parque dos Poderes. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A enquete do Campo Grande News desta quarta-feira (3) pergunta: Você se lembra em quem votou para os cargos do Legislativo em 2018? Responda com sim ou não ao final desta matéria ou na capa do jornal e deixe seu comentário nas nossas redes sociais.

Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), as eleições de 2022 terão cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Como o processo eleitoral brasileiro obedece a dois sistemas distintos para cargos políticos, o majoritário e o proporcional, há algumas características diferentes para contagem de votos.

A eleição majoritária é utilizada para escolher os chefes do Executivo, ou seja, o presidente da República, os governadores e os prefeitos, além dos senadores. Neste sistema, os candidatos mais votados são eleitos, considerando os votos válidos, excluídos os votos em branco e os nulos.

Já o sistema proporcional determina o modo como os representantes dos órgãos legislativos federais, estaduais e municipais são eleitos, ou seja, deputados e vereadores. De acordo com este sistema, o eleitor pode votar tanto no candidato quanto no partido. Assim, as vagas são distribuídas de acordo com o número de votos recebidos por cada partido. Neste caso, é utilizado o cálculo do quociente eleitoral.

Enquete

Você se lembra em quem votou para os cargos do Legislativo em 2018?

Sim

67%

Não

33%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias