A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

09/01/2008 07:40

Cidades com até 50 mil moradores terão verba para muse

Redação

Menos de 10% das cidades brasileiras com menos 50 mil habitantes tem museus. Para mudar esse quadro, o Ministério da Cidade lançou um programa, chamado Mais Museus, que prevê incentivo para a criação desses espaços.

O gerente de gestão museológica do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Átila Tolentino, o objetivo é fomentar iniciativas de criação dos museus. O apoio abrange aquisição de equipamentos e mobiliário; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro, para pessoas jurídicas de direito público e privado, sem fins lucrativos. Elas devem ser efetuadas via postal no endereço \"Edital Mais Museus; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Departamento de Museus e Centros Culturais; SBN Quadra 02 Bloco H - Edifício Central Brasília 2º andar; CEP 70040-904 Brasília-DF.

Um dos requisitos para a criação de museus é o projeto de manutenção. O município tem que mostrar como será o funcionamento do museu, se ele vai ter recursos humanos específico, se vai ter agenda de atividades, para que não fique apenas no papel.

"O cuidados que nós estamos tendo é que não basta apenas criar esse museu, tem que se preocupar com depois que ele for criado, como o museu irá continuar", afirmou Átila. O valor envolvido no programa não foi informado.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions