ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Cidades com até 50 mil moradores terão verba para muse

Redação | 09/01/2008 07:40

Menos de 10% das cidades brasileiras com menos 50 mil habitantes tem museus. Para mudar esse quadro, o Ministério da Cidade lançou um programa, chamado Mais Museus, que prevê incentivo para a criação desses espaços.

O gerente de gestão museológica do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Átila Tolentino, o objetivo é fomentar iniciativas de criação dos museus. O apoio abrange aquisição de equipamentos e mobiliário; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro, para pessoas jurídicas de direito público e privado, sem fins lucrativos. Elas devem ser efetuadas via postal no endereço \"Edital Mais Museus; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Departamento de Museus e Centros Culturais; SBN Quadra 02 Bloco H - Edifício Central Brasília 2º andar; CEP 70040-904 Brasília-DF.

Um dos requisitos para a criação de museus é o projeto de manutenção. O município tem que mostrar como será o funcionamento do museu, se ele vai ter recursos humanos específico, se vai ter agenda de atividades, para que não fique apenas no papel.

"O cuidados que nós estamos tendo é que não basta apenas criar esse museu, tem que se preocupar com depois que ele for criado, como o museu irá continuar", afirmou Átila. O valor envolvido no programa não foi informado.

Nos siga no Google Notícias