ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

CineCultura exibe revolução da MPB com "Uma Noite em 67"

Redação | 14/09/2010 17:18

O CineCultura exibe até o dia 23 de setembro o documentário "Uma Noite em 67", que revela além das composições concorrentes do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, os bastidores políticos e os rachas artísticos que marcaram a história brasileira.

Realizado em 21 de outubro de 1967 no Teatro Paramount, no centro de São Paulo, a final do III Festival de Música da TV Record representou definitivamente a incorporação do momento político à música brasileira.

Diante de uma plateia fervorosa - disposta a aplaudir ou vaiar com igual intensidade -, alguns dos artistas hoje considerados de importância fundamental para a MPB se revezavam no palco para competir entre si. As canções se tornariam emblemáticas, mas até aquele momento permaneciam inéditas.

Entre os 12 finalistas, Chico Buarque e o MPB 4 vinham com "Roda Viva"; Caetano Veloso, com "Alegria, Alegria"'; Gilberto Gil e os Mutantes, com "Domingo no Parque"; Edu Lobo, com "Ponteio"; Roberto Carlos, com o samba "Maria, Carnaval e Cinzas"; e Sérgio Ricardo, com "Beto Bom de Bola".

O Festival de 1967 teve o seu ápice naquela noite, que se notabilizou não só pelas revoluções artísticas, mas também por alguns dramas bem peculiares, em um período de grandes tensões e expectativas.

Foi naquele dia, por exemplo, que Sérgio Ricardo, um dos maiores compositores contemporâneos do Brasil, selou seu destino artístico ao quebrar o violão e atirá-lo à plateia depois de ser duramente vaiado pela canção "Beto Bom de Bola".

Dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, o filme resgata imagens históricas e traz depoimentos inéditos dos principais personagens. Além deles, algumas testemunhas privilegiadas da festa/batalha, como o jornalista Sérgio Cabral (um dos jurados) e o produtor Solano Ribeiro.

Serviço: As exibições de "Uma Noite em 67" acontecem de segunda a sexta, a partir das 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, às 19h30.

No mesmo período o CineCultura exibirá o documentário o suspense "O Escritor Fantasma", de Roman Polanski, que pode ser conferido de segunda a sexta, às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, às 17h e 21h10.

Nos siga no Google Notícias