ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Começa hoje em Anastácio a 5ª edição da Festa da Farinha

Redação | 07/05/2010 19:19

Hoje tem início em Anastácio a 5ª edição da Festa da Farinha, que acontece em toda a extensão da rua Porto Geral, no centro da cidade. A dupla Caju & Castanha se apresenta nesta sexta-feira prometendo divertir o público com as emboladas e paródias ritmadas no coco e no pandeiro e amanhã é a vez do cantor Alceu Valença soltar a voz.

O prefeito do município, Cláudio Valério (PMDB), afirmou ao Campo Grande News que a expectativa é de um público de 25 mil pessoas em cada uma das duas noites. Descendente de pais pernambucanos, o peemedebista explica que a festa também é uma forma de homenagear a colônia pernambucana Pulador, existente na cidade desde 1925.

Valério frisa que a farinha da Colônia Pulador é fabricada desde a década de 20 e é muito saborosa. "São ingredientes artesanais que tornam a farinha um alimento bastante consumido", reforça.

Para fugir da seca nordestina, algumas famílias pernambucanas do município de Vertente vieram de lá para Anastácio nos anos 20.

Mais tarde outras famílias chegaram à cidade e atualmente 16 famílias compõem a Colônia Pulador, que fica distante 20 quilômetros de Anastácio.

A Festa da Farinha foi implantada na cidade há cinco anos por intermédio dos esforços dessas pessoas, confidencia o prefeito. "O primeiro farinheiro a fazer a farinha Pulador foi Severino Batista", ressalta Cláudio Valério, mostrando estar interado com a história que consequentemente originou a festa.

A pretensão é que neste ano a farinha seja comercializada para outras cidades fora de Mato Grosso do Sul. Mais tarde para outros países.

Festa - Turistas de Mato Grosso do Sul, Paraná e de diversos estados brasileiros costumam participar da festa, que neste ano fará a exposição do maior saco de farinha de mandioca do mundo, com 4,5 metros de altura e 4 mil quilos de farinha mandioca.

A aposta este ano é em impressionar os editores do livro dos recordes (Guinness World Records) e os milhares de participantes da festa.

Os visitantes e turistas poderão ainda apreciar iguarias de mandioca, como massa puba, polvilho seco, biscoito de polvilho (sequilho), massa para tapioca, farinha branca, amarela, temperada, coxinhas e pastéis de mandioca, beiju, bolo de mandioca, tapioca, pão, pudim, suco e 'viagra' de mandioca.

Os repentistas Zé Viola e Daudeth Bandeira, hoje, e o forró pé de serra de Deni Santos, no sábado, também serão atrações musicais da Festa da Farinha.

No ano passado, a festa ganhou repercussão nacional com o show principal da cantora Elba Ramalho.

Nos siga no Google Notícias