ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Educadoras lançarão livro sobre música em Coxim na 6ª

Redação | 25/08/2009 20:52

O livro "A Música de Mato Grosso do Sul", de autoria de Maria da Glória Sá Rosa e Idara Duncan terá o seu terceiro lançamento na cidade de Coxim, após ter sido lançado em maio na Capital e no mês passado no Festinbonito (Festival de Inverno de Bonito). O evento acontecerá sexta-feira (28), às 19h, no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Na terra do músico Zacarias Mourão, um dos protagonistas do livro, é grande a expectativa para a noite de autógrafos, de acordo com a prefeita Dinalva Mourão (PMDB). O deputado Junior Mochi (PMDB), ex-prefeito de Coxim, cita que o hino da cidade "Pé de Cedro" foi composto por Zacarias.

O músico lançou 27 LPs e tem mais de mil músicas gravadas, alcançando sucesso em vários países como: Estados Unidos, Japão e China. Ele é referência da música sertaneja do país. Sua morte aconteceu em 1989.

O Livro - O livro percorre os caminhos das músicas urbana, erudita, sertaneja e fronteiriça. São 380 páginas, com fotos coloridas, em que os compositores e intérpretes recompõem, através da palavra, as próprias criações ao mesmo tempo em que fazem da música a grande metáfora da cultura de um Estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes.

Durante mais de quatro anos as autoras conviveram com os mais diversos tipos de música, mas foi principalmente o discurso dos compositores que permitiu o levantamento das raízes, o conhecimento da música em suas diferentes dimensões, numa obra original que servirá de base a estudantes e ao público em geral para a valorização de uma arte definidora dos traços distintivos de inúmeras gerações.

O livro, que tem como base a memória dos criadores de música e o interesse das autoras pelo resgate da arte sul-mato-grossense, é resultado de um projeto aprovado pelo FIC (Fundo de Investimento Cultural), da Fundação de Cultura do Estado, e será vendido pelo valor de R$ 17.

Nos siga no Google Notícias